COMUNICAÇÃO

Troca de experiências e fortalecimento da gestão marcam o segundo dia do I Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Centro-Oeste

13/09/2024

Troca de experiências e fortalecimento da gestão marcam o segundo dia do I Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Centro-Oeste

 

No segundo dia do I Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Centro-Oeste (Ercob Centro-Oeste), que aconteceu na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília-DF, as discussões seguiram com foco em experiências bem-sucedidas na gestão hídrica, além de diálogos sobre a atuação dos comitês frente aos desafios críticos. Representantes de diversos estados da região compartilharam suas vivências e estratégias, promovendo uma troca de conhecimentos enriquecedora entre os comitês.

A programação teve início com o painel “Experiências exitosas de comitês de bacias hidrográficas", moderado por Carlo Renan Cáceres de Brites (CBH Afluentes do Rio Paranaíba no DF). Entre as apresentações, Thiago Castro de Oliveira, do CBH Agora, destacou a criação do Comitê de Integração dos Afluentes Goianos do Rio Araguaia, enfatizando os desafios e conquistas deste processo. Já Eliel Alves Ferreira, do CBH Alto Teles Pires, apresentou o Projeto CBH Monitora, que aprimora o monitoramento hidrometeorológico dos rios da bacia, fortalecendo a gestão hídrica com dados precisos.

 Por fim, o Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, falou sobre a experiência do comitê na aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água, destacando a articulação e integração entre diferentes setores da bacia. "Apresentamos aos comitês do Centro-Oeste e ao Fórum Nacional de Comitês não somente o resultado dos investimentos da cobrança, mas, principalmente, a estratégia que adotamos para a construção de parcerias, articulação e integração com todos os setores e entidades da bacia, garantindo assim a multiplicação dos nossos recursos e dos resultados atingidos", reforçou Raiser.

Na sequência, o evento contou com uma roda de diálogos coordenada pela Superintendência de Operações e Eventos Críticos da ANA, discutindo a atuação da gestão das águas frente à situação hídrica e eventos hidrológicos críticos no Centro-Oeste. Representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal contribuíram com análises e perspectivas sobre os desafios enfrentados em suas regiões.

A tarde seguiu com mais um painel de “Experiências exitosas de comitês de bacias hidrográficas", moderado por Leonice de Souza Lotufo (CBH Alto Rio Cuiabá). Entre os projetos apresentados, Clodoaldo Queiróz destacou o programa de revitalização da bacia do Alto Araguaia, em Barra do Garças/MT. Andréia Ferreira de Aguiar, do CBH Afluentes do Rio Maranhão no DF, trouxe o projeto “Água Legal”, que garante dignidade e cidadania às comunidades através do acesso à água. O painel foi concluído por Ethiane Agnoletto, do CBH Médio Teles Pires, com o projeto “Unidos pelo Rio”, que promoveu parcerias para a conservação da bacia.

O último diálogo do dia, coordenado por Maria Cristina Bueno Coelho (FNCBH), tratou da “Participação da sociedade civil, usuários e poder público no sistema de gestão de recursos hídricos”. A discussão contou com representantes de diversos comitês e setores, enfatizando a importância da atuação colaborativa para a gestão sustentável das águas na região.

Ao final do dia, o presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, reafirmou a relevância do encontro. "É fundamental a realização de eventos como este, uma vez que são sempre uma excelente oportunidade de troca de experiência e articulação para todos os setores envolvidos na gestão de águas".

O último dia de evento contará com uma visita técnica ao Projeto Produtor de Águas do Pipiripau e revestimento do Canal de Irrigação do Núcleo Rural Santos Dumont, ambos financiados com recursos da cobrança pelo uso da água arrecadados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e investidos por meio da delegatária à agência de água, Abha Gestão de Águas, além de uma Oficina de Educação Ambiental realizada pelo Grupo de Trabalho do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH).

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques