17/12/2024
Comitê do Rio Paranaíba participa do 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Norte
GERAL
Entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2024, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba marcou presença no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Norte (Ercob Norte), realizado em Palmas-TO. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (SEMARH) e pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FONASC), reuniu representantes de comitês de bacia de sete estados da região Norte, com o objetivo de promover a troca de experiências e ampliar as discussões sobre políticas e estratégias de gestão sustentável dos recursos hídricos.
Representado pela secretária-adjunta Elaine Aparecida Oliveira, o Comitê do Rio Paranaíba acompanhou uma programação diversificada, que incluiu apresentações sobre gestão de recursos hídricos, cobrança pelo uso da água, e experiências de sucesso em diferentes bacias hidrográficas do Brasil. A participação do Comitê foi destacada na Mesa Redonda "Participação da Sociedade Civil, Usuários e Poder Público no Sistema de Gestão de Recursos Hídricos", que contou com a presença de João Climaco, representante da sociedade civil e membro do Comitê do Rio Paranaíba.
Fortalecimento da gestão descentralizada
Embora sem participação ativa nas apresentações técnicas, o Comitê do Rio Paranaíba utilizou o evento como uma oportunidade estratégica para absorver conhecimento, estabelecer conexões institucionais e integrar-se às discussões nacionais sobre recursos hídricos. A secretária-adjunta Elaine Aparecida Oliveira destacou o papel dos encontros regionais na ampliação das perspectivas sobre os desafios e avanços das políticas hídricas:
"Estamos no segundo dia do Encontro Regional de Comitês de Bacias, região Norte, registrando que se trata do 5º Encontro Regional do ano de 2024. O resultado não nos deixa dúvidas do avanço, ampliação e evolução das discussões da política de Recursos Hídricos. O Comitê do Rio Paranaíba teve uma participação significativa em todos os encontros, levando sua experiência e expertise nas discussões de gestão das águas, não apenas no quesito qualidade e quantidade, mas também no entendimento do real valor da água, por meio da cobrança e da aplicação eficiente dos recursos na bacia."
Elaine também ressaltou a relevância do networking técnico para a construção de soluções integradas: "Estamos atentos a cada apresentação e discussão, com o objetivo de trazer mais conhecimento e inovação para a gestão da nossa bacia. A troca de experiências e o fortalecimento das relações institucionais são fundamentais para avançarmos na gestão descentralizada dos recursos hídricos, considerando as especificidades de cada região em um contexto global."
Conclusões e perspectivas
A participação no Ercob Norte permitiu ao Comitê do Rio Paranaíba enriquecer sua visão sobre as dinâmicas de gestão hídrica em diferentes contextos regionais e reforçar seu compromisso com a implementação de práticas integradas e sustentáveis. O intercâmbio de conhecimentos e o contato direto com experiências bem-sucedidas de outros comitês fortalecem a capacidade de propor soluções técnicas e estratégicas para os desafios da bacia.