Conselho Latino-Americano da Água é constituído no segundo dia do Fórum Brasil das Águas
12/08/2024
No segundo dia do 1ºFórum Brasil das Águas, em Foz do Iguaçu-PR, o Conselho Latino-Americano da Água (CLA) foi constituído em uma assembleia híbrida com a participação de mais de 80 instituições. Durante o evento, o estatuto do CLA foi aprovado, e um conselho de 23 governadores foi formado. Benedito Braga foi eleito, de forma unânime, para presidir o conselho pelos próximos três anos.
O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paranaíba, Fábio Bakker, esteve presente na reunião e ressaltou a importância deste novo conselho para o fortalecimento e integração das políticas de gestão de recursos hídricos na América Latina.
“Essa integração da gestão de recursos hídricos na América Latina, especialmente nas nossas águas transfronteiriças, é fundamental. A gestão integrada, com necessidade de expansão, não só promove a troca de experiências técnicas, mas também a construção de soluções políticas e arranjos que nos ajudam a lidar melhor com os desafios da gestão. E nesse contexto o CLA é fundamental como ponto de conexão, legitimidade e construção dessas políticas”, ressalta Bakker.
Todos os participantes enfatizaram a relevância da criação do CLA, destacando que a iniciativa impulsionará projetos, obras e programas voltados para a melhoria das águas superficiais e subterrâneas no continente. Benedito Braga salientou a integração entre os novos associados do Conselho, que inclui representantes do poder público, instituições internacionais, entidades da sociedade civil e a academia.
Na ocasião, Benedito Braga indicou Lupercio Ziroldo Antônio para o cargo de Diretor Executivo do CLA, nome que foi aprovado pelos participantes. A próxima reunião do Conselho está agendada para março de 2025, em Buenos Aires, capital da Argentina, onde novas estratégias e projetos deverão ser discutidos para promover a gestão sustentável dos recursos hídricos na América Latina.