Obra do CBH Paranaíba contribui com sistema de irrigação no DF
06/03/2024
Cerca de 300 famílias da comunidade rural Alexandre Gusmão, localizada na Região Administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal, estão recebendo água com qualidade e quantidade graças à revitalização do Canal do Rodeador. Ao todo foram investidos mais de R$ 7 milhões na instalação de 15,4 quilômetros de tubulação. Do total aportado, R$ 1,2 milhão foi repassado pelo CBH Paranaíba mediante os recursos da cobrança pelo uso da água. Outros parceiros como a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foram fundamentais para a execução dos trabalhos.
Antes da obra, a rede de irrigação era formada por 35 quilômetros de canais totalmente abertos. Substituídos por tubos de polietileno, a revitalização do Canal do Rodeador reduz de forma significativa problemas de perdas de água, entupimentos e contaminação, aumentando de modo expressivo o volume e a qualidade da água. “Os canais entupiam e parte do volume de água se perdia por causa de infiltração, além do risco de morte de animais dentro da canaleta, o que contaminava a água”, explica o produtor rural Roberval Gontijo.
Com a conclusão da obra, cerca de 25 quilômetros de tubulação foram tubulados, proporcionando uma economia de 40% da água na região, ou seja, aproximadamente 150 litros de água por segundo, possibilitando abastecer em torno de 60 mil pessoas da região. “Vamos atender os produtores rurais e eles poderão abastecer a cidade com alimentos. Também vai sobrar água para o uso de milhares de pessoas”, garante o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
Outro aspecto importante é que a obra vai beneficiar um dos principais cinturões agrícolas do Distrito Federal. A região é, por exemplo, a maior produtora de goiaba e de morango do Centro-Oeste. “O Canal do Rodeador é o mais importante que nós temos na área rural do Distrito Federal. A tubulação vai garantir um aproveitamento melhor da água que entra no canal e um uso mais racional por parte das famílias rurais”, enfatiza o secretário executivo de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno.
Animado com a obra, o produtor rural Ricardo Sassa conta que o abastecimento mudou bastante depois que as tubulações foram construídas. “Houve uma melhora na velocidade com que a água se movimenta dentro da rede. Antigamente, quando a gente fechava a comporta principal, a água demorava cerca de 12 horas para chegar em todas as propriedades da região. Agora esse tempo foi reduzido para 5 horas”, destaca.
O Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, ressaltou o poder integrador da cobrança pelo uso da água e o rastro de riqueza e desenvolvimento que o instrumento deixa por onde passa. “Para nós, contribuir para essa conquista é motivo de muito orgulho. O que vemos aqui é melhoria da qualidade de vida desta comunidade e segurança hídrica para atendimento aos múltiplos usos de água”.