Loading...

COMUNICAÇÃO

Obra do CBH Paranaíba contribui com sistema de irrigação no DF

06/03/2024

Obra do CBH Paranaíba contribui com sistema de irrigação no DF

Cerca de 300 famílias da comunidade rural Alexandre Gusmão, localizada na Região Administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal, estão recebendo água com qualidade e quantidade graças à revitalização do Canal do Rodeador. Ao todo foram investidos mais de R$ 7 milhões na instalação de 15,4 quilômetros de tubulação. Do total aportado, R$ 1,2 milhão foi repassado pelo CBH Paranaíba mediante os recursos da cobrança pelo uso da água. Outros parceiros como a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foram fundamentais para a execução dos trabalhos.

Antes da obra, a rede de irrigação era formada por 35 quilômetros de canais totalmente abertos. Substituídos por tubos de polietileno, a revitalização do Canal do Rodeador reduz de forma significativa problemas de perdas de água, entupimentos e contaminação, aumentando de modo expressivo o volume e a qualidade da água. “Os canais entupiam e parte do volume de água se perdia por causa de infiltração, além do risco de morte de animais dentro da canaleta, o que contaminava a água”, explica o produtor rural Roberval Gontijo.

Com a conclusão da obra, cerca de 25 quilômetros de tubulação foram tubulados, proporcionando uma economia de 40% da água na região, ou seja, aproximadamente 150 litros de água por segundo, possibilitando abastecer em torno de 60 mil pessoas da região. “Vamos atender os produtores rurais e eles poderão abastecer a cidade com alimentos. Também vai sobrar água para o uso de milhares de pessoas”, garante o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

Outro aspecto importante é que a obra vai beneficiar um dos principais cinturões agrícolas do Distrito Federal. A região é, por exemplo, a maior produtora de goiaba e de morango do Centro-Oeste. “O Canal do Rodeador é o mais importante que nós temos na área rural do Distrito Federal. A tubulação vai garantir um aproveitamento melhor da água que entra no canal e um uso mais racional por parte das famílias rurais”, enfatiza o secretário executivo de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno.

Animado com a obra, o produtor rural Ricardo Sassa conta que o abastecimento mudou bastante depois que as tubulações foram construídas. “Houve uma melhora na velocidade com que a água se movimenta dentro da rede. Antigamente, quando a gente fechava a comporta principal, a água demorava cerca de 12 horas para chegar em todas as propriedades da região. Agora esse tempo foi reduzido para 5 horas”, destaca.

O Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, ressaltou o poder integrador da cobrança pelo uso da água e o rastro de riqueza e desenvolvimento que o instrumento deixa por onde passa. “Para nós, contribuir para essa conquista é motivo de muito orgulho. O que vemos aqui é melhoria da qualidade de vida desta comunidade e segurança hídrica para atendimento aos múltiplos usos de água”.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques