01/04/2025
Reunião da Câmara Técnica de Integração do Comitê do Rio Paranaíba promove articulação entre comitês e reforça ações de gestão hídrica em Rio Verde (GO)
GERAL

Nos dias 27 e 28 de março de 2025, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba realizou a 23ª Reunião da Câmara Técnica de Integração (CTI), na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV). A programação incluiu apresentações técnicas, eleição da nova coordenação da CTI e uma visita ao Programa Produtor de Água no Ribeirão Abóbora.
Desde 2024, as reuniões da CTI passaram a ser realizadas de forma itinerante, com o objetivo de integrar ainda mais as diferentes regiões da bacia e promover a aproximação entre os comitês afluentes. Nesta edição, o comitê anfitrião foi o CBH Rio dos Bois, representado por seu presidente, Reginaldo Passos, que conduziu o “Momento Integração” com a apresentação das ações desenvolvidas no território.
A reunião foi conduzida pelo presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, que destacou o caráter estratégico da itinerância “A proposta de descentralizar os encontros da CTI vem justamente para integrar cada vez mais os comitês e levar as discussões a diferentes territórios da bacia. Em Rio Verde, conseguimos reunir representantes de diversos segmentos em torno de temas estratégicos para a segurança hídrica e a recuperação ambiental”.
Eleição da nova coordenação
Durante a reunião, foi realizada a eleição da nova coordenação da CTI para o biênio 2024–2026. Foram eleitos o presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, como coordenador, e o Presidente do CBH dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (PN1) , Diego Cavalcante Mota, como coordenador adjunto.
A eleição ocorreu em virtude da vacância dos cargos anteriormente ocupados por Hornella Urzedo Duarte (CBH dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba) e Antônio Geraldo de Oliveira (CBH PN1).
Programa Produtor de Água e PIRH Paranaíba
Um dos destaques da programação foi a apresentação sobre o Programa Produtor de Água, realizada pela equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O superintendente adjunto de Planos, Programas e Projetos da ANA, Henrique Pinheiro Veiga, representou a instituição e falou sobre a articulação em curso na bacia.
“A visita ao projeto em Rio Verde permitiu acompanhar de perto uma iniciativa apoiada pela ANA e construída em parceria com o município e outras instituições locais. A expectativa é ampliar esse modelo para outras regiões da bacia, com o CBH Paranaíba atuando como articulador das ações como já acontece em outras regiões”, afirmou Henrique.
O vice-presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, também comentou a presença do programa na pauta da CTI “O Programa Produtor de Água representa uma oportunidade concreta de envolver os produtores rurais em ações de conservação. É um instrumento que conecta a gestão hídrica à prática no campo e contribui diretamente para a proteção dos mananciais da bacia.”
Na sequência, foi apresentado o prognóstico do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranaíba (Pirh Paranaíba) pelo analista ambiental da Abha Gestão de Águas, Flávio Roque Bernardes. O documento é uma ferramenta estratégica para o planejamento das ações de preservação, uso sustentável e gestão integrada da água em toda a bacia.
Visita técnica à propriedade rural
Na manhã do segundo dia, os participantes acompanharam uma visita técnica à Fazenda Cambaúba, localizada na zona rural de Rio Verde. A propriedade integra o Programa Produtor de Água no Ribeirão Abóbora, região estratégica para o abastecimento urbano do município.
A atividade foi conduzida com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO). Para o gerente de Manejo de Bacias Hidrográficas e Sistema de Informações de Recursos Hídricos da Semad-GO, Fabrício de Campos Aires Silva “A atuação integrada entre o Comitê, a Semad-GO, a ANA e os usuários da água é essencial para fortalecer as ações de conservação dos recursos naturais e promover a segurança hídrica em áreas estratégicas, como a bacia do Ribeirão Abóbora”.
João Ricardo Raiser também reforçou a importância da cooperação institucional “Esse é mais um passo importante para a ampliação das ações de recuperação ambiental em Goiás e na bacia como um todo. O envolvimento institucional é o que permite avançar com segurança e continuidade”.
Articulação ampliada e agenda institucional
Além dos temas centrais, a reunião contou com informes sobre a participação do CBH Paranaíba em eventos técnicos previstos para abril, como a Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), e a Fenicafé, em Araguari (MG).
Estiveram presentes representantes dos comitês afluentes, da ANA, da Abha Gestão de Águas, da Semad-GO, do poder público municipal e de instituições parceiras. A 23ª Reunião da CTI reafirmou o papel da câmara técnica como espaço permanente de articulação e construção coletiva, contribuindo para uma gestão hídrica descentralizada, participativa e tecnicamente qualificada na bacia do Rio Paranaíba.