31/07/2025
Resultados das reuniões conjuntas do Paranaíba sobre as propostas para o Enquadramento e Plano de Ações
GERAL

A reunião do Grupo de Trabalho de Revisão do Plano também ouviu as percepções desta etapa do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranaíba
Na manhã de hoje (31), o Grupo de Trabalho que acompanha a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) e a proposta de enquadramento para a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRH) do Paranaíba (GT Revisão Plano) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) em conjunto aos coordenadores das instâncias de acompanhamento dos CBHs Afluentes se reuniram para dialogar sobre os últimos avanços no desenvolvimento do Pirh.
Entre julho e agosto, nove reuniões conjuntas aos Comitês afluentes instalados no Paranaíba foram realizadas para dialogarem sobre a proposta de enquadramento da classe d’água e o plano de ações. Ao todo, mais de 300 pessoas participaram das atividades e contribuíram com o documento que retratará o rio que se quer.
Alguns pontos também foram trazidos para buscar soluções, como, a falta de integração do banco de dados, assim como as diferenças na implementação dos instrumentos de gestão, a necessidade de aumento e melhoria do monitoramento, e até os impactos das mudanças climáticas na Bacia e os fatores de risco.
Para o Vice-Presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, os arranjos e as articulações que estão sendo feitas com todos os atores da Bacia dão a oportunidade de aproximação com os setores e pactuação de compromissos. “Todos estes aspectos serão melhores trabalhados na reunião presencial do GT, que acontece em Goiânia, nos dias 13 e 14 de agosto”, finalizou.