26/03/2025
Comitês dos afluentes mineiros do Paranaíba realizam reunião conjunta para debater revisão do PIRH e enquadramento dos corpos de água
GERAL

Os Comitês dos Afluentes Mineiros do rio Paranaíba — Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (PN1), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (PN2) e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba (PN3) — realizaram, nesta terça-feira, 25 de março, a 1ª Reunião Conjunta Extraordinária de 2025 das suas Câmaras Técnicas e Grupo de Trabalho.
A reunião, realizada no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contou com a participação do especialista em Geoprocessamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Gonzalo Álvaro Vázquez Fernández; e dos representantes da Gerência de Planejamento de Recursos Hídricos (GPLAN) do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Allan de Oliveira Mota e Júlia Nunes Costa Gomes. Também estiveram presentes integrantes da equipe técnica da Abha Gestão de Águas.
O encontro foi dedicado ao alinhamento técnico das ações relacionadas à revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranaíba (Pirh Paranaíba), com ênfase no enquadramento dos corpos de água (ECA). A pauta da reunião incluiu a discussão e elaboração dos estudos de revisão dos Planos Diretores de Recursos Hídricos (PDRH) e dos Enquadramentos das bacias mineiras afluentes do rio Paranaíba, de forma integrada ao Pirh e ao enquadramento.
A articulação entre os três comitês reforça o compromisso com uma gestão hídrica integrada, participativa e orientada pelas especificidades dos territórios mineiros que compõem a bacia do Paranaíba. A revisão do Pirh Paranaíba vem sendo conduzida de forma colaborativa, com reuniões técnicas e estratégicas que buscam definir metas de qualidade da água, respeitando as vocações e usos predominantes de cada bacia afluente.