Loading...

COMUNICAÇÃO

Câmara Técnica do Comitê do Rio Paranaíba fortalece integração regional com encontros presenciais e visita técnica

21/10/2024

Câmara Técnica do Comitê do Rio Paranaíba fortalece integração regional com encontros presenciais e visita técnica

 

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, a 22ª Reunião da Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba foi realizada em Patrocínio-MG, reunindo membros do CBH Paranaíba e representantes de sete dos nove comitês de bacias afluentes.

O evento teve início com um momento de integração conduzido pelo anfitrião, , o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (CBH PN1), Antônio Geraldo de Oliveira, destacando a importância da cooperação entre os comitês da bacia para a gestão integrada dos recursos hídricos. Na sequência, a coordenadora da CTI, Hornella Urzêdo, orientou a análise e discussão do Planejamento Anual das Atividades da CTI para 2025. Os debates se concentraram na definição de ações prioritárias, garantindo o alinhamento das estratégias com as necessidades regionais e os objetivos de sustentabilidade hídrica.

Dando continuidade às atividades, o analista da Abha Gestão de Águas Flávio Bernardes, apresentou a etapa do diagnóstico do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh). Ele destacou os próximos passos para a revisão do Plano. A apresentação enfatizou a necessidade de engajamento e articulação entre todos os comitês afluentes ao Rio Paranaíba para garantir a elaboração de um plano factível e abrangente.

No último ano, a CTI adotou um modelo itinerante para suas reuniões, visando promover uma integração mais profunda entre os comitês afluentes e o comitê interestadual. Esse formato tem permitido que os participantes conheçam as realidades e desafios de diferentes regiões da bacia, sendo fundamental para a troca de experiências e a construção de soluções adaptadas às características locais.

No segundo dia da reunião, os membros da CTI participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Coromandel-MG, cuja estrutura foi ampliada com investimento do CBH Paranaíba, utilizando recursos da cobrança pelo uso da água. A ampliação incluiu a construção de um filtro biológico percolador, um decantador secundário, uma elevatória de recirculação, além de interligações e emissário, visando aprimorar a eficiência do tratamento de esgoto e contribuir para a melhoria da qualidade da água na região.

Antes da visita, os membros da CTI e representantes da Abha Gestão de Águas foram recepcionados pelo prefeito de Coromandel, Fernando Breno, e sua equipe na prefeitura. O prefeito ressaltou a importância do investimento realizado pelo Comitê do Rio Paranaíba, por meio da Abha Gestão das Águas, na ETE, afirmando: “Um projeto que estava parado há cinco anos e com a parceria do CBH Paranaíba, conseguimos reativar a estação, construindo o decantador e o reator. Agora, tratamos mais de 95% do esgoto da nossa cidade, um marco importante que só foi possível graças ao apoio do comitê e da Abha Gestão de Águas. Esse resultado é a realização de algo que a população aguardava há mais de 100 anos”.

A 22ª reunião reafirmou o compromisso do CBH Paranaíba em promover a gestão integrada dos recursos hídricos, fortalecendo a cooperação entre os comitês e buscando soluções que atendam às demandas e desafios locais.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques