Loading...

COMUNICAÇÃO

Tupaciguara recebe maior obra de saneamento básico da sua história por meio do CBH Paranaíba

01/12/2023

Tupaciguara recebe maior obra de saneamento básico da sua história por meio do CBH Paranaíba

Graças aos recursos obtidos com a cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, a cidade de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, recebeu a maior obra de saneamento básico de sua história: a instalação de interceptores de esgoto, concretizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), por meio da Abha Gestão de Águas e em conjunto com a Prefeitura Municipal e o Departamento de Água e Esgoto. A solenidade de entrega foi realizada no dia 29 de novembro e contou com a presença do Prefeito Francisco Neto, o Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, o Diretor-Presidente da Abha Gestão de Águas, Thiago Nascimento, a Presidente do CBH dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba (PN3) e Secretária-Adjunta do CBH Paranaíba, Elaine Oliveira, e lideranças políticas e comunitárias.

Com o trabalho concluído, os interceptores recebem todo o efluente doméstico coletado no município e o transportam para o local onde futuramente será construída a estação de tratamento. Com isso, o efluente é afastado da malha urbana. Ao todo foram investidos cerca de R$ 6 milhões em uma obra fundamental para a qualidade de vida dos moradores de Tupaciguara. “Quem decidiu investir esse montante foram os representantes do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul”, destacou o presidente do CBH, João Ricardo Raiser, ressaltando a importância da integração dos comitês de bacias hidrográficas e dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água. “Todos estão conscientes de que a boa gestão do Rio Paranaíba precisa contar com a união dos comitês afluentes e dos municípios”.

O prefeito Francisco Neto agradeceu os investimentos realizados e afirmou que já estão definidos os próximos passos para o saneamento básico do município. “A partir de agora vamos buscar recursos junto ao Governo do Estado e Governo Federal para a construção da nossa estação de tratamento de esgoto”.

O Diretor Presidente da Abha Gestão de Águas, Thiago Nascimento, comentou sobre os benefícios proporcionados pela instalação dos interceptores. “O investimento é um propulsor para que o município alcance os objetivos do saneamento, melhorando por completo a qualidade e quantidade de água, da vida e do ambiental no município e na bacia”.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques