Loading...

COMUNICAÇÃO

Câmara Técnica do Comitê do Rio Paranaíba dialoga sobre planejamento financeiro

05/09/2023

Câmara Técnica do Comitê do Rio Paranaíba dialoga sobre planejamento financeiro

Os membros da Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) se reuniram na capital goiana, no dia 30 de agosto, para a 71ª Reunião da Câmara.

O principal item abordado na reunião foi a retificação do Plano de Execução Orçamentária Anual (POA) 2023 e a revisão do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2023-2025. Segundo a Coordenadora Técnica da Abha Gestão de Águas, Cristiane Turlon, esses ajustes foram necessários devido à atualização dos orçamentos de alguns programas. As principais retificações no POA 2023 foram na Finalidade 1, que aplica recursos em Gestão de Recursos Hídricos.

Está em funcionamento no CBH Paranaíba o Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica, instituído em junho de 2022, que tem como atribuições propor ações visando a cooperação mútua em caráter preventivo em situações de emergência na escassez de água para os diversos segmentos, quanto ao uso racional da água, e propor ações para promoção da Segurança Hídrica na Bacia. Em função de uma solicitação feita pela Coordenação do GT à CTPI, o Grupo foi prorrogado pelo prazo de 180 dias e, na próxima reunião da CTPI, o Grupo apresentará seu relatório final.

A CTPI optou, neste momento, pela não criação do Grupo de Trabalho São Marcos para revisão das diretrizes para regulação dos usos na Bacia do Rio São Marcos. A decisão foi de reunir as Diretorias dos CBHs e Órgãos Gestores com atuação na região, em uma reunião na Câmara Técnica de Integração (CTI), para apresentações dos órgãos gestores demonstrando quais ações estão sendo feitas para efetivar a determinação da Deliberação nº 88/2018. 

Estava prevista na pauta da 71ª Reunião a apresentação “Estudo sobre a Cobrança pelo Direito de Uso de Recursos Hídricos”, que seria realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no entanto este item ficou para a próxima reunião da Câmara.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques