Loading...

COMUNICAÇÃO

Câmara de Integração do Paranaíba realiza acompanhamento de metas

04/09/2023

Câmara de Integração do Paranaíba realiza acompanhamento de metas

Aconteceu no dia 29 de agosto, na cidade de Goiânia-GO, a 19ª Reunião da Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba). A Câmara foi instituída em 2017, com os objetivos de propor e apoiar a articulação e integração das ações dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e do Distrito Federal e União na gestão das águas na bacia hidrográfica do rio Paranaíba e promover a gestão integrada dos recursos hídricos na bacia.

A reunião teve início com a indicação de Alba Evangelista, do CBH Paranaíba DF, para o cargo de Coordenação Adjunta da Câmara, para dar sequência à gestão 2022/2024, substituindo o membro Ricardo Minotti.

Durante a reunião, foi realizado o habitual Momento Integração, um espaço destinado ao comitê de rio afluente que está recebendo a reunião da Câmara e, na 19ª Reunião, foi o CBH Meia Ponte. A apresentação ficou a cargo de Elaine Farinelli, atual Vice-Presidente do Comitê, que falou sobre a criação do Comitê, os avanços e os desafios até aqui.

Durante a reunião, também foi realizado o acompanhamento das metas dos CBHs Afluentes, estabelecidas no 3º Seminário de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, que ocorreu em junho de 2022. Essas metas foram estabelecidas em conjunto pelos comitês afluentes e possuem horizonte até 2030, visando a melhoria contínua na gestão dos recursos hídricos de toda a bacia, criando cada vez mais pontos de apoio e conexão entre os comitês presentes na Bacia. Os comitês presentes apresentaram o andamento das metas.

Os membros da CTI também foram informados sobre o processo de contratação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh), que está sendo contratado pela Abha Gestão de Águas. O processo licitatório acontecerá em 04 de outubro na cidade de Araguari-MG.

A Câmara Técnica de Integração realizará uma reunião com a Diretoria do CBH Paranaíba e Diretoria dos CBHs Afluentes com atuação na região do São Marcos, convidando os órgãos gestores, para que apresentem o que está sendo proposto e o andamento da implementação do Marco Regulatório da Bacia Hidrográfica do Rio São Marcos (Resolução Conjunta nº 109/2021). Os resultados dessa reunião serão submetidos aos membros da CTI e da Câmara Técnica de Planejamento Institucional para encaminhamento. 

Finalizando a 19ª Reunião, foi realizada a Solenidade de Premiação do Concurso Fotográfico do CBH Paranaíba, que teve como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel e a importância do CBH Paranaíba, por meio de ações que proporcionem maior visibilidade as suas atividades.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques