Loading...

COMUNICAÇÃO

Pesquisa visa avaliar integração entre comitês interestaduais e estaduais

11/09/2023

Pesquisa visa avaliar integração entre comitês interestaduais e estaduais

 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) contratou um estudo visando analisar os níveis de integração entre Comitês de Bacias Hidrográficas interestaduais e estaduais neles inseridos, buscando um entendimento dos limites e possibilidades do atual modelo de gestão dos recursos hídricos em bacias compartilhadas.

O estudo está sendo conduzido por um consultor contratado a partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.

O objetivo principal é buscar um melhor entendimento dos limites e possibilidades do atual modelo de gestão dos recursos hídricos em bacias compartilhadas, bem como propor critérios e indicadores que favoreçam a análise dos principais condicionantes, bem como a mensuração dos níveis de integração dos colegiados nas Bacias Hidrográficas interestaduais.

Para que se tenha uma visão panorâmica sobre esses temas, a partir da ótica dos Comitês de Integração e dos CBH´s afluentes, serão promovidas interações diversas com membros de comitês interestaduais e estaduais, técnicos dos órgãos estaduais de gestão de recursos hídricos, de agências e entidades de apoio aos colegiados, na forma de enquetes online, entrevistas e outros meios, de modo a promover fundamentação e aprofundamento do tema.

A Diretoria do CBH Paranaíba vem contribuindo com os trabalhos, e durante XXV Encob, no dia 20 de agosto a Diretoria se reuniu com o consultor Ricardo Novaes para tratar do assunto e tirar dúvidas.

A primeira etapa do estudo consiste em uma pesquisa documental realizada com os Comitês Interestaduais e seus respectivos Comitês Afluentes. A Diretoria do CBH Paranaíba tem um papel fundamental na participação e mobilização das Diretorias dos 09 Comitês Afluentes. Cada Comitê deve encaminhar sua resposta até o dia 15 de setembro.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques