Loading...

COMUNICAÇÃO

XXV Encob: CBH Paranaíba é destaque em mais uma edição do evento

01/09/2023

XXV Encob: CBH Paranaíba é destaque em mais uma edição do evento

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) participou de mais uma edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), evento que reúne todos os comitês de bacias do Brasil e, em 2023, aconteceu entre os dias 21 e 24 de agosto em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.

O tema escolhido para este ano foi “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”. O evento é tradicional no calendário da gestão de recursos hídricos e é considerado o maior evento de águas do País. De fato, esta edição foi a maior de todos os tempos, com aproximadamente 1600 participantes presenciais e 1400 participantes online.

O espaço do CBH Paranaíba no Encob atraiu, mais uma vez, centenas de visitantes. Dessa vez, o grande atrativo foi o jogo de tabuleiro “Navegando Pelas Águas do Rio Paranaíba”, que conduzia os visitantes por uma aventura ao longo da bacia, conhecendo os comitês de rios afluentes, as belezas, os projetos em andamento e os usos de água que ocorrem na região. “Em 2023, projetamos nosso estande para acolher todos os Comitês afluentes, pois a integração é um dos pilares da gestão. Em conjunto, criamos e distribuímos materiais com as principais ações e resultados de cada afluente, mostrando que os Comitês estão ocupando seus espaços e cumprindo suas atribuições.” ressaltou João Ricardo Raiser, Presidente do CBH Paranaíba.

O Presidente ressaltou, ainda, que a ideia foi tornar o estande o espaço da Bacia do Paranaíba, abrigando todos e fortalecendo a integração da Bacia. “É fundamental frisar a participação dos Comitês afluentes, que com recursos da cobrança ou apoio dos órgãos gestores, em uma comitiva de mais de 60 pessoas, levaram no peito o CBH Paranaíba, seus afluentes e Estados.”

Além do destaque no estande, o CBH Paranaíba participou ativamente dos principais debates que ocorreram no Encob. No dia 22, o Presidente, João Ricardo Raiser, apresentou o histórico e as atividades do CBH Paranaíba no espaço Fala Comitês. No mesmo dia, para uma audiência de aproximadamente 500 pessoas, o Presidente do CBH Paranaíba tratou sobre governança em uma roda de diálogo que também tinha a presença de André Marques, Diretor Presidente da Agevap; Mara Ramos, Superintendente do DAEE/SP; e Malu Ribeiro, Diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

O protagonismo do Paranaíba no maior evento de águas do Brasil também se deu em outras áreas. A Secretária Adjunta do CBH Paranaíba, Elaine Oliveira, foi a Presidente da Comissão Eleitoral que conduziu o processo que elegeu a nova Coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). “Fui conduzida pelo CBH Paranaíba para o Colegiado Coordenador do FNCBH e, consequentemente, para a Presidência da Comissão Eleitoral do maior pleito eleitoral da história do Fórum Nacional. Foram habilitados 196 membros titulares votantes e, representando o CBH Paranaíba, liderei uma Plenária com cerca de 400 membros presentes. Esse desafio só foi exitoso graças à experiência na gestão pública de recursos hídricos, gerenciando conflitos para a justa distribuição das águas em quantidade e qualidade pra todos e a minha atuação dentro da Diretoria e das Câmaras Técnicas do CBH Paranaíba”, celebrou Elaine Oliveira.  

O Coordenador eleito do FNCBH também faz parte da bacia do Paranaíba. Maurício Scalon, escolhido por 83% dos comitês de todo Brasil, é Secretário do CBH Araguari, comitê de bacia afluente ao Paranaíba. “Nossa eleição foi fruto do trabalho de um movimento que se iniciou no final de 2022 e teve como propósito a promoção de uma mudança radical na postura da gestão do FNCBH. Na nossa visão, a gestão do FNCBH deixou de privilegiar pautas que discutisse, de fato, a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e se atinha, principalmente, em organizar os Encobs. Nossas outras propostas foram a retomada do protagonismo do FNCBH diante das instituições responsáveis pela organização e regulamentação da PNRH; execução, na prática, do novo regimento com a implementação dos Encontros Regionais nos anos pares e o Encob nos anos ímpares; ampliar e criar espaços de discussão e fomento à PNRH para os Fóruns Estaduais e Comitês, dentre outras”, esclareceu o novo Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

O CBH Paranaíba viabilizou a participação de 13 membros do Comitê para a XXV edição do evento, entre eles Natália Gonçalves Mendes, representante do setor de Irrigação e Uso Agropecuário, e que participou pela primeira vez do evento. “Minha participação no Encontro foi uma experiência incrível e enriquecedora. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de representar os usuários da água em um evento dessa magnitude. O Encob revelou um marco importante, proporcionando um espaço para a troca de conhecimentos e experiências sobre a gestão sustentável da água.”

“Participar do Encob 2023 foi de extrema importância na medida em que me permitiu a troca de informações e experiências com membros de comitês dos mais diferentes lugares do Brasil. Os debates nas jornadas e oficinas do evento foram sempre pautados pela diversidade das realidades que cada um de nós ali representava. Como representante de ONGs que trabalham com sustentabilidade, participei de discussões principalmente sobre os temas de mudanças climáticas, comunicação e organização social. Foi interessante notar que em todos esses espaços houve um consenso entre os participantes de lugares e setores diferentes: é urgente que a educação ambiental focada na realidade da água ganhe mais atenção e esforços dentro dos nossos comitês de bacia”, destacou Jacqueline Pádua, representante da Sociedade Civil.

“Como membro do CBH Paranaíba pelo segmento de Indústria e Mineração, representando a empresa CMOC Brasil Ltda., participar do XXV Encob foi uma experiência ímpar, já que tanto as apresentações, como também os palestrantes foram de alto nível e vieram contribuir bastante para enriquecer o conhecimento dos participantes, nos propiciando uma visão global da Gestão de Recursos Hídricos em todo país. Parabéns à organização do evento, pois tudo foi bem planejado e muito organizado”, salientou José Moreira, representante dos Usuários de Recursos Hídricos.

“O XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas se consolidou como o maior evento para discutir água/recursos hídricos do Brasil. O fato de ser híbrido e com inscrição gratuita, possibilitou a participação de estudantes, favorecendo um importante instrumento do planejamento e gestão de recursos hídricos da lei 9433/1997, o sistema de informações. Culmina por trazer à tona a discussão sobre o aquífero Guarani, onde a bacia do Rio Paranaíba está inserida. Além disto, apresenta a perspectiva de realização do 1º Fórum da América Latina e Caribe sobre água e convida para o Fórum Mundial em Bali, na Indonésia, em 2024. Sou grato pela oportunidade de representar as Organizações Técnico Científicas e de Pesquisa pela Sociedade Civil no CBHRP e fazer parte desta linda história”, finalizou o Prof Dr. Antonio Pasqualetto, representante da Sociedade Civil.

“Apesar das peculiaridades dos comitês de bacia de cada região do Brasil, percebemos que os desafios são muito parecidos e apesar desses desafios, estamos todos avançando bastante”, destacou Renan Cárceres de Brito, representante do Poder Público.  

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques