24/10/2025
Livro aborda pautas importantes para o Cerrado
GERAL
Obra é do membro do Comitê do Rio Paranaíba, Professor Antonio Pasqualetto
O livro Governança dos Recursos Hídricos no estado de Goiás aborda a temática da disponibilidade e demanda de recursos hídricos, da governança das bacias e das interfaces entre meio ambiente e sociedade, com ênfase no bioma Cerrado e no desenvolvimento regional. Ele integra reflexões acadêmicas e práticas de gestão, com abordagem interdisciplinar entre agronomia, engenharia ambiental, políticas públicas e planejamento territorial.
A obra destina-se a gestores públicos, pesquisadores, estudantes, professores e profissionais das áreas de meio ambiente, saneamento, recursos hídricos e planejamento territorial. O livro demonstra como os estudos científicos podem subsidiar decisões na política de recursos hídricos, especialmente em regiões sensíveis como o Cerrado. A obra reforça também a importância de articulação entre diferentes instituições — universidades, órgãos públicos, setor privado e sociedade civil — para a gestão eficaz da água.
Num cenário marcado por desafios crescentes de disponibilidade hídrica, uso sustentável da água e impactos das mudanças climáticas, esta obra surge como uma contribuição importante para o debate sobre a gestão das águas no Brasil.
Seu enfoque no Cerrado reforça a necessidade de dar visibilidade a regiões menos mediáticas, porém essenciais para a segurança hídrica nacional.
Sobre o autor
A obra é do membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), representante da PUC Goiás, professor Antônio Pasqualeto, homenageado. Neste ano, ele recebeu Mérito Científico 2025. Pasqualetto reúne uma trajetória acadêmica e técnica marcada pela defesa dos recursos hídricos, do saneamento e da sustentabilidade do Cerrado. Formado em Agronomia, mestre e doutor em Fitotecnia, possui mais de 350 publicações científicas.