07/10/2025
Última reunião da Câmara de Planejamento do Comitê do Rio Paranaíba marca avanços
GERAL

Reunião de encerramento consolidou o planejamento plurianual, definiu ações para 2026 e instituiu novo grupo de trabalho.
A Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) realizou, no dia 2 de outubro, sua 80ª reunião ordinária, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad/GO), em Goiânia. O encontro marcou o encerramento dos trabalhos da CTPI em 2025, com importantes deliberações e definições para o próximo ciclo de gestão.
Para o coordenador da CTPI, Leonardo Sampaio Costa, o ano foi de avanços e consolidação do papel da Câmara Técnica dentro do Comitê. “Encerramos o ano com um sentimento muito positivo em relação ao trabalho da CTPI. Foi um período de avanço nas discussões e de fortalecimento da atuação da Câmara, com contribuições importantes em temas estratégicos e na construção de encaminhamentos conjuntos”, avaliou.
Entre os principais encaminhamentos, a CTPI aprovou a criação do Grupo de Trabalho sobre a Macrófita Aquática Egeria (GT Algas). A medida dá continuidade às discussões iniciadas na reunião anterior, quando o colegiado debateu o aumento da Egeria densa no reservatório de Cachoeira Dourada/MG, tema levado ao comitê a partir de uma demanda do Ministério Público Federal. Na ocasião, representantes de órgãos ambientais e instituições como ANA, Semad/GO, Semad/MG, Igam e Ibama destacaram a necessidade de um esforço conjunto para compreender o fenômeno e propor soluções.
A criação do GT formaliza esse movimento, reunindo diferentes setores, poder público, saneamento, energia, pesca, turismo, organizações técnico-profissionais, sociedade civil e órgãos ambientais, para acompanhar o tema e sugerir medidas integradas de enfrentamento.
Aprovação do PAP e do POA consolida o planejamento do CBH Paranaíba
Durante a reunião foram aprovados o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2026-2030 e o Plano Orçamentário Anual (POA) 2026, instrumentos fundamentais para o planejamento das ações e investimentos do CBH Paranaíba. O PAP estabelece as diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos do comitê para um período de cinco anos, garantindo uma visão estratégica e de longo prazo para a gestão da bacia. Já o POA detalha, de forma anual, as iniciativas que serão executadas para colocar esse planejamento em prática.
A CTPI conheceu, em primeira mão, a proposta dos programas estruturantes do CBH Paranaíba, que vão reunir ações estratégicas para orientar a implementação do planejamento do comitê nos próximos anos. As iniciativas buscam integrar e fortalecer os projetos prioritários da bacia, promovendo maior articulação entre os eixos de gestão, planejamento e sustentabilidade. Para Leonardo, “os programas estruturantes trazem uma visão integrada e de longo prazo, o que vai permitir que o Comitê avance com mais coerência e efetividade nas ações”.
Os programas serão apresentados ao plenário do CBH Paranaíba na 37ª Reunião Extraordinária, que acontecerá no dia 23 de outubro, em Brasília (DF).