Loading...

COMUNICAÇÃO

07/10/2025

Última reunião da Câmara de Planejamento do Comitê do Rio Paranaíba marca avanços

GERAL

Última reunião da Câmara de Planejamento do Comitê do Rio Paranaíba marca avanços

 

Reunião de encerramento consolidou o planejamento plurianual, definiu ações para 2026 e instituiu novo grupo de trabalho.

 


A Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) realizou, no dia 2 de outubro, sua 80ª reunião ordinária, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad/GO), em Goiânia. O encontro marcou o encerramento dos trabalhos da CTPI em 2025, com importantes deliberações e definições para o próximo ciclo de gestão.


Para o coordenador da CTPI, Leonardo Sampaio Costa, o ano foi de avanços e consolidação do papel da Câmara Técnica dentro do Comitê. “Encerramos o ano com um sentimento muito positivo em relação ao trabalho da CTPI. Foi um período de avanço nas discussões e de fortalecimento da atuação da Câmara, com contribuições importantes em temas estratégicos e na construção de encaminhamentos conjuntos”, avaliou.


Entre os principais encaminhamentos, a CTPI aprovou a criação do Grupo de Trabalho sobre a Macrófita Aquática Egeria (GT Algas). A medida dá continuidade às discussões iniciadas na reunião anterior, quando o colegiado debateu o aumento da Egeria densa no reservatório de Cachoeira Dourada/MG, tema levado ao comitê a partir de uma demanda do Ministério Público Federal. Na ocasião, representantes de órgãos ambientais e instituições como ANA, Semad/GO, Semad/MG, Igam e Ibama destacaram a necessidade de um esforço conjunto para compreender o fenômeno e propor soluções.


A criação do GT formaliza esse movimento, reunindo diferentes setores, poder público, saneamento, energia, pesca, turismo, organizações técnico-profissionais, sociedade civil e órgãos ambientais, para acompanhar o tema e sugerir medidas integradas de enfrentamento.


Aprovação do PAP e do POA consolida o planejamento do CBH Paranaíba


Durante a reunião foram aprovados o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2026-2030 e o Plano Orçamentário Anual (POA) 2026, instrumentos fundamentais para o planejamento das ações e investimentos do CBH Paranaíba. O PAP estabelece as diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos do comitê para um período de cinco anos, garantindo uma visão estratégica e de longo prazo para a gestão da bacia. Já o POA detalha, de forma anual, as iniciativas que serão executadas para colocar esse planejamento em prática. 


A CTPI conheceu, em primeira mão, a proposta dos programas estruturantes do CBH Paranaíba, que vão reunir ações estratégicas para orientar a implementação do planejamento do comitê nos próximos anos. As iniciativas buscam integrar e fortalecer os projetos prioritários da bacia, promovendo maior articulação entre os eixos de gestão, planejamento e sustentabilidade. Para Leonardo, “os programas estruturantes trazem uma visão integrada e de longo prazo, o que vai permitir que o Comitê avance com mais coerência e efetividade nas ações”.

 

Os programas serão apresentados ao plenário do CBH Paranaíba na 37ª Reunião Extraordinária, que acontecerá no dia 23 de outubro, em Brasília (DF).


NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques