15/09/2025
Comitê do Rio Paranaíba inicia um novo ciclo de integração no Encob 2025
GERAL

Integração, representatividade e inovação marcam a presença do Comitê no maior encontro das águas do Brasil
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) marcou sua participação no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob 2025) com o lançamento do Conexão Paranaíba: águas que unem histórias, povos e paisagens. A iniciativa reuniu o comitê federal e os nove comitês afluentes em um único espaço, consolidando o papel articulador do colegiado e marcando o início de um novo ciclo de integração na bacia.
O estande da integração
Na Feira de Exposição, o estande dos comitês da bacia do Rio Paranaíba recebeu mais de 800 visitas ao longo dos 4 dias de evento. O espaço foi montado com um mosaico fotográfico que apresentava paisagens representativas das nove regiões da bacia, destacando a diversidade e a importância de cada território.
O grande destaque foi a ativação interativa, em que os visitantes escolhiam uma das paisagens da bacia para conhecer e recebiam uma tag de bagagem personalizada, para "viajar pela bacia". Mais de 650 pessoas participaram da ação, transformando o estande em um espaço de conexão simbólica com o Paranaíba e permitindo que visitantes de diversas partes do país conhecessem a bacia e as ações realizadas pelos comitês.
O presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, destacou que "o Conexão Paranaíba não é apenas uma campanha, mas a materialização da evolução da gestão das águas na Bacia, de forma integrada e articulada, respeitando as especificidades de cada comitê e expondo tudo o que é feito em prol da segurança hídrica e do uso racional da água."
CBH Paranaíba na programação oficial
O vice-presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, participou das Jornadas de Capacitação no Encob 2025. No primeiro dia, Bakker compartilhou sobre o processo de revisão do plano do CBH Paranaíba (Pirh Paranaíba) na Estação 1 – Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento, durante a 3ª Jornada: Justiça Climática – Água e Inclusão. A revisão está sendo conduzida de forma integrada, abrangendo todo o território da bacia.
No segundo dia, ele falou sobre os investimentos do Comitê no Programa Produtor de Água do Descoberto e o projeto Laboratório Móvel de Irrigação na Estação 4 – PSA e revitalização de bacias, dentro da 2ª Jornada: Mudança do Clima e seus Impactos na Política Nacional de Recursos Hídricos. Ele destacou como essas iniciativas estão contribuindo diretamente para a adaptação das bacias às mudanças climáticas e o uso sustentável dos recursos hídricos.
O presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, participou do Painel: Comunicação Estratégica na Governança da Água, abordando o Tema 1 – Comunicação Institucional e Transparência no CBH Paranaíba. Durante a sua apresentação, João compartilhou sobre o novo momento da comunicação do Comitê, com foco nas campanhas integradas, e destacou a importância de ampliar cada vez mais o diálogo sobre a gestão de recursos hídricos, para engajar um número maior de pessoas e torná-las protagonistas na preservação e uso sustentável da água.
Integração na prática
A 24ª Reunião da Câmara Técnica de Integração (CTI) também foi realizada durante o Encob 2025. Reunir os comitês durante um evento tão representativo para a gestão hídrica no Brasil é fundamental para garantir que as ações de integração não sejam apenas teóricas, mas sim vivenciadas no dia a dia da gestão. Essa interação direta entre os participantes fortalece o senso de pertencimento e a cooperação
O vice-presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, também refletiu sobre o avanço da integração: "Os comitês afluentes são a base do processo de integração, e é muito importante que eles começem a se sentir cada vez mais desafiados e pertencentes ao processo.”
Conexão Paranaíba: uma estratégia de longo prazo
O projeto Conexão Paranaíba representa um compromisso permanente com a integração dos comitês da bacia, com o objetivo de tornar a colaboração entre o CBH Paranaíba e os nove comitês afluentes uma prática contínua e estruturada.
A proposta é utilizar a comunicação como ferramenta para fortalecer uma rede de cooperação na qual todos os comitês, apesar das diferentes realidades locais, trabalhem de maneira articulada e coordenada para garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos da bacia.
O vice-presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, ressaltou que "a campanha Conexão Paranaíba está muito alinhada com o que estamos vivendo, que é superar a fase de discutir a integração e passar a construí-la de fato. Seja no processo de revisão do plano, no processo de enquadramento, na aplicação dos nossos recursos, na integração da nossa Entidade Delegatária, com o início da cobrança nos afluentes — goianos, mineiros e no Distrito Federal. Tudo isso nos traz o desafio de experienciar e consolidar a integração de maneira prática."
A bacia do Rio Paranaíba é uma só, mas suas realidades locais são diversas. Essa diversidade reforça a necessidade de trabalhar em conjunto, tornando o caminho para o sucesso claro. O Conexão Paranaíba marca um novo capítulo na articulação entre o CBH Paranaíba e seus comitês afluentes, consolidando diálogo contínuo e ações conjuntas que são essenciais para a gestão eficiente e sustentável da água.