Loading...

COMUNICAÇÃO

11/07/2025

Visitas técnicas às ETEs no DF fortalecem parceria entre Comitê do Rio Paranaíba e Caesb

GERAL

Visitas técnicas às ETEs no DF fortalecem parceria entre Comitê do Rio Paranaíba e Caesb

A equipe técnica da Abha Gestão de Águas, entidade delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), realizou nesta quinta-feira (11) uma série de visitas técnicas a duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) operadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), no Distrito Federal. Pela manhã, a equipe esteve na ETE de Águas Lindas; no período da tarde, visitou a ETE Melchior. 

As visitas fazem parte da estratégia do Comitê para aprofundar o conhecimento técnico sobre soluções em saneamento, acompanhar de perto estruturas que estão recebendo investimentos diretos e fortalecer a parceria institucional com a Caesb.

A Caesb mobilizou sua equipe e organizou uma visita completa, com apresentação dos sistemas e acompanhamento em campo. 

“Pela manhã, estivemos na ETE de Águas Lindas, onde conhecemos o sistema de desinfecção por ultravioleta, uma tecnologia pioneira, já em operação na unidade e que será implantada também na ETE de Anápolis com investimento do Comitê. À tarde, viemos à ETE Melchior, onde estão em andamento as obras do novo sistema de polimento final, também com recursos do CBH Paranaíba”, afirmou Carlo Renan, gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb.

Ainda segundo Renan, “além de apresentar as estruturas, o encontro permitiu discutir aspectos técnicos das unidades e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências que podem contribuir para levar esse tipo de tecnologia a outras regiões. Esperamos que essa troca sirva de referência para futuros projetos bem-sucedidos conduzidos pelo Comitê.”

“As obras do novo sistema de polimento final da ETE Melchior serão uma etapa extremamente importante para o aprimoramento do processo de tratamento”, explicou o gerente de Operações da Bacia do Descoberto, Alagado e Melchior da Caesb, Cristiano Mano. “Hoje já temos na unidade um sistema eficiente de lodos ativados com remoção biológica de nutrientes, que será complementado por um tratamento físico-químico com dosagem de sulfato de alumínio e polímero. Isso vai garantir mais confiabilidade, ampliar a capacidade da estação e melhorar a qualidade da água destinada ao rio Melchior e à barragem do Corumbá IV, que abastece regiões do Distrito Federal e do entorno.”

 

Para a analista ambiental da Abha, Patrícia Antunes, as visitas proporcionaram uma compreensão mais aprofundada das soluções em saneamento e da aplicação prática dos recursos investidos pelo Comitê.  “Manter a qualidade dos recursos hídricos é um dos pilares do CBH Paranaíba. Por isso, compreender de forma técnica como os sistemas de tratamento vêm sendo executados contribui diretamente para a nossa capacidade de planejar, investir e promover soluções que realmente façam a diferença para a bacia.”

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques