24/02/2025
Propriedades rurais de Brazlândia-DF receberão ações de recuperação ambiental com investimento do Comitê do Rio Paranaíba
GERAL

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba deu início a um novo projeto voltado para a requalificação ambiental de propriedades rurais no Distrito Federal. Com um investimento total de R$ 827.928,96, a iniciativa prevê a execução de Projetos Individuais de Propriedade (PIP) em nove áreas rurais da região de Brazlândia (DF), beneficiando produtores cadastrados no Programa Produtor de Água.
As empresas WM Meio Ambiente e Reflorestamento LTDA e Edificare Engenharia e Construções LTDA foram contratadas para executar serviços que abrangem conservação do solo, saneamento rural e recuperação da vegetação nativa, com o objetivo de minimizar processos erosivos, preservar nascentes e cursos d’água e melhorar a qualidade ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
Ações de conservação e recuperação ambiental
Os serviços foram organizados em quatro lotes, contemplando diferentes aspectos da recuperação ambiental e da infraestrutura rural.
-
Proteção de áreas sensíveis
A construção de 9.880 metros de cercas ao redor de Áreas de Preservação Permanente (APPs), reservas legais e remanescentes de vegetação nativa garantirá a proteção desses espaços, impedindo a degradação por pisoteio de animais e favorecendo a regeneração da vegetação.
-
Controle da erosão e infiltração de água no solo
A conservação do solo será realizada por meio da construção de estruturas que auxiliam na redução do escoamento superficial e aumentam a infiltração da água no solo. O projeto prevê a implantação de 8,1 km de terraços em nível, além da recuperação de 5,1 km de estradas rurais internas, que terão melhorias estruturais para evitar erosão e melhorar a drenagem pluvial. Serão instalados ainda 37 bolsões de infiltração (barraginhas), estruturas que auxiliam no armazenamento da água da chuva e na recarga hídrica da região.
-
Saneamento rural e tratamento de efluentes
A instalação de sistemas individuais de tratamento de esgoto permitirá a destinação adequada dos efluentes domésticos, evitando a contaminação do solo e dos cursos d’água. A iniciativa prevê a implantação de dois sistemas compactos de tratamento biológico, que serão instalados em propriedades rurais da região.
-
Recuperação da vegetação nativa
Para recomposição ambiental, serão plantadas e mantidas 13.570 mudas de espécies nativas em uma área total de 13,75 hectares, priorizando regiões de APPs e Reserva Legal. O reflorestamento contribuirá para a proteção do solo, estabilização da paisagem e conservação dos recursos hídricos.
Importância da iniciativa para a gestão hídrica
As propriedades contempladas estão inseridas nas sub-bacias dos Ribeirões Capão da Onça, Bucanhão e Barrocão, que fazem parte da Bacia do Rio Descoberto, um dos principais mananciais de abastecimento do Distrito Federal. A região enfrenta desafios como erosão acelerada, assoreamento de corpos d’água e degradação da vegetação nativa, impactando a qualidade e a disponibilidade hídrica.
A execução dessas ações integra esforços para promover manejo sustentável e recuperação ambiental, garantindo que as propriedades rurais adotem práticas compatíveis com a conservação dos recursos naturais. O Comitê do Rio Paranaíba acompanhará todas as etapas do projeto, reforçando seu compromisso com a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos.
Acompanhe nossas redes sociais para mais atualizações sobre esse e outros projetos.