05/12/2013
Cachoeira Dourada de Minas é referência no circuito turístico Águas do Cerrado
GERAL
Cachoeira Dourada de Minas atrai turistas dos estados de várias regiões do Brasil. Os circuitos são formados por municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável. O número de habitantes da cidade está estimado em 2.500 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. A maior procura é pela represa formada pela Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, lugar perfeito para a prática de esportes aquáticos.
O município é símbolo da antítese com patrimônio da água e do fogo. A fogueira de São Pedro faz da localidade referência na manifestação grandiosa, representando a cultura, o folclore e a religiosidade do município, podendo medir até 38 metros. A festa originou-se quando o mascate “Pedro da Colodina”, que sofria de grave enfermidade, ao ter uma graça atendida, passou então a erguer uma fogueira em homenagem ao Santo.
Na margem direita da represa de Cachoeira Dourada deságua o rio Meia Ponte, rio brasileiro que banha o estado de Goiás, em sua bacia hidrográfica vive cerca de 50% da população do estado. Localizado sobre o Aquífero Guarani, que são águas subterrâneas com uma extensão de 1,2 milhões de Km², que se estende entre os territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Há boas opções de hospedagem. Para quem procura harmonia com a natureza e descanso o Yquara-Termas, possui 7 piscinas de água corrente, mineral, com temperatura média na fonte de 39ºC. Além da localização privilegiada à margem da Praia do Lago, prainha artificial do reservatório da Usina Hidrelétrica. O ambiente é ideal para quem almeja tranquilidade e lazer tanto nas águas quentes e salgadas das piscinas, quanto nas águas frias do grande Rio Paranaíba. Já o Hotel Beira Rio está localizado no Centro da cidade e próximo a represa com exuberante paisagem e vista para a natureza.