03/03/2015
Melhora a situação dos reservatórios da bacia do rio Paranaíba
GERAL
![Melhora a situação dos reservatórios da bacia do rio Paranaíba](http://cbhparanaiba.org.br/uploads/noticias/03_03_2015/paranaiba_saosimao.jpg)
O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou neste domingo, 1º de março, dados sobre a situação dos principais reservatórios do Brasil. A média geral dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste subiu 4 pontos percentuais, indo de 16,82% (relatório emitido em 29 de janeiro) para 20,81%.
Fonte: ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico
Os níveis de 03 reservatórios da bacia hidrográfica do rio Paranaíba também tiveram acréscimo: o reservatório de Emborcação, que em janeiro operava com 12,91% da sua capacidade, opera agora com 15,99%; o reservatório de Nova Ponte saltou de 10,34% para 13,21% e o reservatório de Itumbiara estava com 10,64% e, de acordo com os novos dados, opera com 13,14% de sua capacidade.
Na contramão dos dados positivos na bacia do rio Paranaíba, o reservatório de São Simão apresentou uma queda de mais de 9% em seu nível. Questionada sobre a provável causa do decréscimo no nível do reservatório, a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais informou que o nível de São Simão caiu mais do que os demais níveis no inicio do mês, antes das chuvas virem. No entanto, com vazões mais elevadas, o nível de São Simão permaneceu praticamente constante com ligeira tendência de queda enquanto os demais reservatórios ganharam nível. De acordo com a empresa, a política de geração continuou a mesma, mas em São Simão ela ocasionou uma defluência pouco maior do que a afluência.
Fonte: CEMIG