Loading...

COMUNICAÇÃO

Eleitos nas Plenárias Setoriais do Comitê do Rio Paranaíba são formalizados

20/04/2022

Eleitos nas Plenárias Setoriais do Comitê do Rio Paranaíba são formalizados

 

No dia 14 de abril, a Comissão Eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) publicou o edital nº 005/2022, que traz os eleitos nas Plenárias Setoriais para o processo eleitoral de renovação dos membros do CBH Paranaíba.

Iniciado em janeiro de 2022, o processo dispunha de 38 vagas disponíveis para titulares e seus respectivos suplentes, nos segmentos Poder Público Municipal, usuários de água e entidades civis. Em seguida, passou pelas fases de inscrição e divulgação de habilitados, até chegar às plenárias setoriais nas quatro unidades da Federação que compõem a Bacia do Paranaíba – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

O Poder Público Municipal do Estado de Goiás será representado pelos municípios de Cristalina, Catalão, Rio Verde e Itumbiara nas titularidades, e pelos municípios de Goiânia, Morrinhos, Piracanjuba e Marzagão ocupando as suplências. O Poder Público Municipal do Estado de Minas Gerais, pelos municípios de Araxá e Araporã e pelo Consórcio Intermunicipal da Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Consórcio Rides), tendo como suplentes os municípios de Araguari, Uberlândia e Patrocínio

 

A Sociedade Civil, no segmento de Organizações Não Governamentais, será representada no estado de Goiás pela Associação Amigos das Águas e pelo Instituto Rede Terra, como suplentes a Aliança da Terra e a Fundação Paulo de Tarso – Pela Valorização do Ser Humano. Em Minas Gerais, as organizações são o Movimento Verde Paracatu (Mover), Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá) e Consórcio Cerrado das Águas, na suplência a Organização de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Ambiente e Educação Interativa (Amedi) e a Associação Cerrado Vivo para Conservação da Biodiversidade (Cervivo). No Distrito Federal, os membros pertencem ao Funatura e o Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (Fonasc), substituídos pela Universidade Internacional da Paz – Unipaz e Instituto Oca do Sol se necessário.

 

Representando as Organizações Técnicas e de Ensino e Pesquisa, no estado de Goiás, serão a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Goiás (Abes Goiás) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na suplência estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Goiás e a Universidade de Rio Verde - Fesurv. Em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, vão assumir as vagas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Faculdades Integradas de Paranaíba (Fipar), respectivamente, quando necessário poderão ser substituídos pela 44ª Subseção da OAB/MG, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/MG) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea/MS). No Distrito Federal a indicação do membro vem da Universidade de Brasília (UnB) e como suplente o Conselho Regional de Biologia-04 – CRBio.

 

Os representantes dos usuários de recursos hídricos eleitos no estado de Goiás foram a Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Serra do Facão Energia S/A, Caramuru Alimentos S/A e a Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás (Amat). Em caso de necessidade de substituição, assumem: Sindicato Rural de Itumbiara, Sindicato Rural de Cristalina, CMOC Brasil Mineração, Indústria e Participações Ltda, BRF S.A, Usina Hidrelétrica de São Simão – UHESS e Cia Thermas do Rio Quente.

 

No estado de Minas Gerais, os usuários de recursos hídricos são representados pelas entidades Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Associação dos Usuários das Águas da Região de Monte Carmelo (AUA), Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Cemig – Geração e Transmissão S/A, Furnas Centrais Elétricas S/A e Bora Remá. Como suplentes estão o Departamento de Água e Esgoto de Monte Carmelo (Dmae Monte Carmelo), Sindicato dos Empregados Trabalhadores Assalariados Rurais e Agricultores Familiares na Agricultura, Pecuária e Similares de Patrocínio e Região, Associação dos Produtores Rurais da Região do Mundo Novo, Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Minas Gerais e Praia Clube.

 

O Distrito Federal, no segmento de usuários de recursos hídricos, elegeu a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF).

 

Seguindo o cronograma divulgado em 18 de março, a partir de agora, as entidades eleitas têm até o dia 29 de abril para indicar os respectivos representantes. A cerimônia de posse acontece no dia 24 de junho na cidade de Uberlândia.

Clique aqui e confira o edital completo.

 

Confira o cronograma atualizado do Processo Eleitoral:

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques