20/01/2026
Estudo para melhorias na rede de esgoto de Caldas Novas é entregue pelo Comitê do Rio Paranaíba
GERAL
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) apresentou, em reunião realizada nesta segunda-feira, 19/01, o Estudo de Concepção para a ampliação e melhoria do sistema de esgotamento sanitário de Caldas Novas (GO). O estudo reúne o diagnóstico da situação atual do sistema de esgotamento sanitário e apresenta alternativas técnicas para a ampliação e melhoria da rede coletora do bairro Jardim Serrano, do Interceptor Caldas (trechos I e II) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque Real.
Durante a apresentação, foram debatidas as soluções indicadas para cada etapa do sistema, considerando critérios técnicos, operacionais, ambientais e econômicos. Para o vice-presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, o momento reforça o papel do Comitê como articulador de investimentos na bacia. “Este é um momento especial para o comitê, tendo a oportunidade de ouvir os feedbacks de um parceiro. Assim, temos a percepção da importância do CBH neste processo de melhoria da qualidade e da quantidade da água na bacia, sendo também um articulador para que, a partir de um estudo, aconteça uma série de desdobramentos para investimentos diretos na bacia”, destacou.
A analista técnica do CBH Paranaíba, Patrícia Antunes, explicou que o trabalho já se encontra em uma fase avançada e tem impacto direto no futuro do município. “Estamos na terceira fase de entrega deste projeto. Este é um trabalho de extrema importância para um município turístico, que tem a água como seu recurso mais precioso. Com esse estudo, conseguimos ajudar o município a conquistar mais recursos para investimentos futuros”, afirmou.
O estudo foi viabilizado com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Paranaíba, mecanismo que permite reinvestir os valores arrecadados em ações de planejamento e melhoria da infraestrutura hídrica. A próxima etapa prevê o aprofundamento das informações técnicas e a elaboração de um plano de ações.
Para o diretor-presidente do DMAE de Caldas Novas, João Vitor Gomes, o estudo representa um passo fundamental para transformar planejamento em obras. “Este projeto viabiliza que o DMAE e a Prefeitura de Caldas Novas possam buscar recursos para a melhoria dos nossos serviços de saneamento. Somos gratos por essa parceria e contamos com o CBH na articulação para tirar esse estudo do papel e transformá-lo em ações concretas, com retorno direto para a população”, ressaltou.
Também participaram do encontro a gerente técnica da Abha Gestão de Águas, Angélica Spirandelli, além de representantes da empresa Construtora Project, responsável pela execução do serviço e por representante da Novaes Consultoria, gerenciadora. Pelo município, estiveram presentes o secretário de Assuntos Governamentais, Rafael Marra, e outros diretores do Departamento Municipal de Água e Esgoto.