28/08/2025
Comitê do rio Paranaíba inicia projeto de construção de Ecoponto em Rio Quente
GERAL

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) iniciou, no dia 26 de agosto, a construção de um Ecoponto no município de Rio Quente/GO. A estrutura vai fortalecer o sistema de coleta seletiva e garantir a destinação adequada de resíduos recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal.
Com quatro mil habitantes e cerca de 3,5 milhões de turistas por ano, Rio Quente já implementa a coleta seletiva desde 2024. O novo Ecoponto será fundamental para evitar o descarte irregular de resíduos e proteger os corpos hídricos da bacia do Paranaíba, que abastecem o município e sustentam a atividade turística local.
A obra receberá investimento de R$ 659 mil dos recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Paranaíba. A iniciativa é executada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás e a prefeitura de Rio Quente.
O presidente do Comitê do rio Paranaíba, João Ricardo Raiser, destacou a importância dessa iniciativa. “O Comitê de Bacia é responsável pela gestão da água, mas a gestão de resíduos também impacta diretamente na qualidade da água. Quando descartamos resíduos de forma inadequada, eles chegam aos mananciais, prejudicando a qualidade e a quantidade da água e contaminando os aquíferos.”
O secretário de Meio Ambiente de Rio Quente, Andrei Severino Ferreira da Silva, celebrou a importância do Ecoponto para o município. “É um motivo de grande alegria para todos nós ver esse projeto se concretizando em Rio Quente. O turismo é a principal fonte econômica de Rio Quente, e é fundamental aliar a sustentabilidade à nossa atividade econômica. O Comitê do rio Paranaíba trouxe esse investimento, e a nossa prefeita Ana Paula Lima de Oliveira, não mediu esforços que a obra fosse realizada.”