Loading...

COMUNICAÇÃO

25/08/2025

Comitê do rio Paranaíba entrega 79 sistemas de tratamento de esgoto no distrito de Jardinésia

GERAL

Comitê do rio Paranaíba entrega 79 sistemas de tratamento de esgoto no distrito de Jardinésia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) celebrou, no dia 23 de agosto, um marco importante para o saneamento e a qualidade ambiental no distrito de Jardinésia, no município de Prata/MG, com a entrega de 79 sistemas autônomos de tratamento de esgoto. Compostos por biodigestores anaeróbicos, os sistemas beneficiarão mais de 170 moradores, garantindo o tratamento adequado dos efluentes domésticos e contribuindo diretamente para a proteção dos recursos hídricos locais.

Investimento em sustentabilidade e saúde pública

A obra contou com investimento de R$854.967,55, viabilizado com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Paranaíba. O projeto alia tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Além da instalação dos sistemas, também houve ações de orientação e capacitação com os moradores, assegurando o uso correto dos biodigestores e ampliando os resultados positivos da iniciativa no cotidiano das famílias.

O presidente do Comitê do rio Paranaíba, João Ricardo Raiser destacou que “essa entrega é resultado de uma gestão hídrica comprometida, participativa e voltada para soluções concretas que impactam diretamente a vida das pessoas e a preservação dos nossos mananciais.”

Solução eficaz e ambientalmente segura

Os sistemas entregues seguem as diretrizes das Leis nº 11.445/2007 e nº 14.026/2020, além das normas do Conama e do Copam/CERH. Eles utilizam biodigestores anaeróbicos associados às valas de infiltração e sumidouros, o que evita o lançamento de esgoto em corpos hídricos e favorece a infiltração segura no solo, uma prática que fortalece a qualidade da água e do meio ambiente.

O prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha (Xexéu), ressaltou que “o Comitê do rio Paranaíba tem sido um aliado importante na construção de soluções sustentáveis para os municípios da bacia. Jardinésia hoje é exemplo de como a união de esforços pode transformar realidades.”

O morador de Jardinésia, Jarbas dos Santos Vilela Junior, que teve dois biodigestores instalados em sua propriedade, ressaltou que a solução vai melhorar a qualidade de vida. “Além de cuidar do meio ambiente, a gente passa a ter um lugar mais limpo, mais saudável para viver.”

 

Ao investir em saneamento, o Comitê reafirma seu compromisso com a qualidade de vida das populações rurais e com a preservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques