08/08/2025
Equipes do Laboratório Móvel de Irrigação do Paranaíba recebem capacitação
GERAL

Na última semana, a equipe técnica do Laboratório de Medição de Irrigação (LMI) participou de uma capacitação na Universidade Federal de Goiás (UFG).O treinamento teve como foco a padronização dos procedimentos de avaliação dos equipamentos de irrigação, respeitando as características de cada bacia hidrográfica onde as equipes irão atuar.
A capacitação foi conduzida pelo Professor José Alves Júnior, referência em irrigação e manejo sustentável da água na agricultura. A parceria com o professor e a UFG reforça o compromisso do Comitê com o aprimoramento técnico e a formação de profissionais qualificados para promover a gestão eficiente dos recursos hídricos.
O Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, ressaltou que a padronização dos procedimentos de avaliação é fundamental para garantir a eficácia das equipes. Os diagnósticos entregues aos irrigantes funcionam como um retrato preciso dos sistemas de irrigação, permitindo que os produtores façam ajustes para reduzir o consumo de água, energia e outros insumos. Isso torna a produção mais rentável e sustentável, além de beneficiar a bacia, com o menor uso de água.
"O Comitê está comprometido em assegurar que as equipes adotem procedimentos padronizados, mas que esses respeitem as características de cada bacia e as necessidades dos irrigantes. Essa abordagem é fundamental para garantir que a operação do LMI seja feita de forma eficiente e sustentável", afirmou o João Ricardo Raiser.
O Instituto Inovagri é a empresa responsável pela operacionalização do Laboratório de Medição de Irrigação (LMI). Com atuação nacional, o instituto desenvolve atividades que contribuem para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na agricultura irrigada brasileira.
Com um investimento de mais de R$4 milhões, proveniente da cobrança pelo uso da água, o projeto dos Laboratório Móvel de Irrigação é um marco na gestão eficiente dos recursos hídricos. Além de oferecer suporte técnico especializado para avaliação e diagnóstico de sistemas de irrigação nas propriedades rurais, o projeto busca fortalecer parcerias com instituições acadêmicas e científicas, ampliando a disseminação de tecnologias e boas práticas de irrigação.