16/05/2025
CBH Paranaíba integra debates estratégicos no Fórum Brasil das Águas e reforça a defesa do sistema nacional de gestão hídrica
GERAL

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) participou do 2º Fórum Brasil das Águas, realizado de 5 a 9 de maio, em João Pessoa-PB, fortalecendo o diálogo e a articulação em defesa da gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos no Brasil.
Durante a abertura do evento, autoridades nacionais fizeram um alerta sobre os impactos dos cortes no orçamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que comprometem ações fundamentais para a segurança hídrica em um cenário cada vez mais desafiador de mudanças climáticas. O CBH Paranaíba reafirmou seu compromisso com a defesa da governança e do fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), destacando a necessidade de que a água seja tratada como prioridade nas políticas públicas, com orçamento adequado para garantir a continuidade das ações em todo o país.
Como membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o presidente do Comitê, João Ricardo Raiser, participou da 49ª Reunião Ordinária do Colegiado, que aconteceu durante o Fórum. Na reunião, foi aprovada uma moção que recomenda a recomposição do orçamento da ANA, como medida urgente para assegurar a continuidade do trabalho da agência em áreas estratégicas como monitoramento, regulação, capacitação e segurança hídrica. A moção será encaminhada ao Executivo e ao Legislativo, reforçando a mobilização do sistema pela recomposição orçamentária.
O presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, também participou como painelista no debate sobre o Fortalecimento das Representações na Gestão das Águas, que trouxe reflexões sobre o papel de comitês, conselhos, órgãos gestores e municípios no Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Em sua fala, João destacou que “O sistema só se sustenta se as representações forem ativas, qualificadas e conectadas com os territórios. É isso que dá legitimidade às decisões e fortalece a política pública”.
O comitê também esteve representado na reunião do G10, grupo que reúne os Comitês de bacias interestaduais do Brasil, realizada durante o terceiro dia do Fórum. O encontro tratou dos impactos da restrição orçamentária sobre a cobrança pelo uso da água e os programas desenvolvidos nas bacias hidrográficas. O grupo destacou que a cobrança deve retornar integralmente às bacias, como determina a legislação, e que os cortes ameaçam o equilíbrio financeiro e a continuidade das ações previstas pelos comitês. A reunião reforçou o posicionamento do G10 em defesa da gestão descentralizada e da estruturação do sistema nacional.
Além das agendas técnicas, o CBH Paranaíba esteve com um estande durante toda a programação do evento, recebendo representantes de diferentes regiões do país. O espaço foi dedicado à troca de experiências, à divulgação das ações e dos investimentos realizados na bacia e à interação com o público por meio do jogo “Navegando pelas Águas do Paranaíba”, que despertou o interesse de visitantes de todas as idades, aproximando ainda mais o Comitê da sociedade.
Na sua segunda edição, o Fórum Brasil das Águas se reafirma como um espaço estratégico para fortalecer a política de recursos hídricos no Brasil, aproximando diferentes regiões e setores em torno de um objetivo comum: garantir água em qualidade e quantidade para todos. O CBH Paranaíba segue atuando de forma articulada e participativa na gestão da Bacia do Rio Paranaíba e na construção de soluções para o cenário nacional.