17/01/2025
Normativo promove recuperação de reservatórios na bacia do rio Paranaíba
GERAL
Após um mês de vigência, a Resolução ANA nº 194/2024 já apresenta impactos positivos na gestão hídrica da bacia hidrográfica do rio Paranaíba. Essa normativa define limites de vazão de defluência (a água que é liberada) para reservatórios estratégicos, como Emborcação e Itumbiara, localizados no Paranaíba, promovendo a recuperação de seus volumes úteis.
Em dezembro de 2024, o reservatório de Emborcação recuperou 7% de seu volume útil, alcançando 38,2%, enquanto Itumbiara aumentou de 41,75% para 56,29% no mesmo período. Essa recuperação reforça a resiliência hídrica da região, beneficiando múltiplos usos, como abastecimento, agricultura e geração de energia e a pesca, turismo e lazer.
“Os resultados rápidos evidenciam que resoluções bem articuladas e direcionadas podem transformar a gestão hídrica de forma eficiente. O papel dos comitês e seus representantes, em conjunto aos usuários e à sociedade, foi determinante na negociação e definição dessas diretrizes, permitindo uma abordagem integrada e sustentável para enfrentar desafios como a escassez de água” destacou o Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser.
A Resolução nº 193/2024, aplicada ao sistema hídrico do rio Grande, também trouxe avanços. O reservatório de Furnas recuperou 11,35% de seu volume útil, atingindo 39% no final de dezembro, enquanto Mascarenhas de Moraes manteve níveis elevados, encerrando o mês com 79,6%.