18/04/2022
Goiânia recebe Plenárias Setoriais de Goiás para renovação de membros do Comitê
GERAL
Na última terça-feira, 12 de abril, em reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia (GO), foram realizadas as plenárias setoriais, para eleger os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), para a Gestão 2022-2026, do estado de Goiás.
Conduzidas pela comissão eleitoral, as plenárias setoriais são realizadas em todas unidades da federação que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e a escolha dos membros para compor o Comitê é feita por meio de votação aberta entre os inscritos habilitados e credenciados para participar do processo eleitoral.
Na sede da Faeg, a plenária do poder público municipal indicou, a Prefeitura de Cristalina como 1º titular, Prefeitura de Catalão como 2º titular, Prefeitura de Rio Verde como 3º titular e Prefeitura de Itumbiara como 4º titular.
A Prefeitura de Goiânia ficou como suplente do 1º titular, Prefeitura de Morrinhos como suplente do 2º titular, Prefeitura de Piracanjuba como suplente do 3º titular e Prefeitura de Marzagão como suplente do 4º titular.
Na plenária da sociedade civil, nas vagas destinadas às Organizações Não Governamentais (ONGs), os participantes indicaram, como 1º titular a Associação Amigos das Águas e como 2º titular o Instituto Rede Terra. Para suplente, foram eleitos a Aliança da Terra como suplente do 1º titular e a Fundação Paulo de Tarso – Pela Valorização do Ser Humano como suplente do 2º titular.
Nas vagas das Organizações Técnicas e de Ensino e Pesquisa (OTEPs), às entidades definaram como 1º titular a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Goiás – Abes Goiás, e, como 2º titular a Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Para suplente do 1º titular, foi indicado o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Goiás e para suplência do 2º titular, a Universidade de Rio Verde – Fesurv.
Na plenária do setor de usuários de água, nas vagas destinadas ao abastecimento urbano e lançamento e/ou diluição de efluentes, foi indicado para as vagas de 1º e 2º titular e seus respectivos suplentes a Saneago.
Na plenária de hidroeletricidade, foi indicada como membro titular a Serra do Facão Energia S.A., e a suplência ficou com a Usina Hidrelétrica São Simão – UHESS.
Na plenária de usuários hidroviários, com apenas um habilitado e credenciado, a Caramuru S/A elegeu-se membro titular com direito a ocupar a suplência.
Ainda na plenária dos usuários de água, nas vagas destinadas à indústria e mineração, os participantes escolheram a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), como 1º titular, e a Comigo como 2º titular.
Para a suplência no setor da indústria foi eleita a Cmoc Brasil Mineração, Indústria e Participações Ltda como suplente do 1º titular e a BRF S.A. como suplente do 2º titularNas vagas destinadas à irrigação, os participantes indicaram a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - Faeg como 1º titular e a Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás – Irrigo como 2º titular. Na suplênica do 1º titular foi indicado o Sindicato Rural de Itumbiara e na suplência do 2º titular o Sindicato Rural de Cristalina.
Nas vagas de pesca, turismo, lazer e usos não consultivos, foram indicados, como titular a Associação Nacional das Mineradoras de Águas Termais – Amat, e a suplência com a Companhia Thermas do Rio Quente.
Nas Plenárias Setoriais, todos os segmentos foram eleitos por consenso.
As entidades terão até o dia 29 de abril para indicarem seus representantes no CBH Paranaíba. A Assembleia de Posse será realizada em Uberlândia-MG, no dia 24 de junho.
Para acessar o Edital das entidades eleitas nas Plenárias Setoriais, acesse (clique aqui).