29/10/2018
Instituto Trata Brasil divulga ranking do saneamento
GERAL
Confira a situação da bacia do rio Paranaíba
O Instituto Trata Brasil, organização formada por empresas com foco no desenvolvimento do saneamento básico no Brasil, divulgou o Ranking do Saneamento Básico do ano de 2018. Os dados foram retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) utilizando informações do ano de 2016.
O relatório oferece informações sobre população, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos e perdas de água. Nele são consideradas apenas as informações dos 100 maiores municípios em termos de população no ano de 2017.
Entre os municípios da bacia, Anápolis, Uberlândia, Uberaba e Goiânia estão em 1º lugar no índice de atendimento de água, com 100% de universalização em atendimento de água. No mesmo item, alguns municípios da bacia ainda não alcançaram resultados tão bons e terão maiores desafios para atingí-los, como o município de Aparecida de Goiânia, que possui 76% de atendimento total de água, o que o colocou em 92º lugar no ranking. Os municípios com os piores resultados foram das regiões norte e nordeste do Brasil.
Dois municípios da bacia também foram destaque no índice de coleta de esgoto na área urbana e rural: Uberaba e Uberlândia alcançaram, respectivamente, 98% e 97% de esgoto coletado.
O relatório indicou quais municípios da bacia apresentam os menores índices de perdas de água durante a distribuição, são eles: Goiânia (22%), Aparecida de Goiânia (25%), Uberlândia (25%) e Uberaba (30%).
Outro indicador analisado foi a média dos investimentos sobre receita arrecadada nos últimos cinco anos. Neste indicador o destaque foi o município de Aparecida de Goiânia, que reinveste 60% dos valores arrecadados.
No quadro geral, os municípios mineiros de Uberlândia e Uberaba, ficaram entre os 20 melhores em saneamento básico do Brasil, ocupando, respectivamente, o 3º e o 10º lugar. Nenhum município da bacia do rio Paranaíba foi classificado entre os 20 piores no ranking do saneamento.