15/12/2014
Novo Acordo Climático já está em definição
GERAL
Os pontos centrais para o novo acordo climático global foram definidos no dia 14/12 na 20ª Conferência das Partes (COP 20) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).
Mais de 190 países entraram em consenso, às 4h30 ( horário de Brasília), em relação ao primeiro acerto que deverá ser aprovado em 2015 e começará a valer em 2020. O texto principal retoma elementos considerados importantes como a manutenção do futuro acordo climático no âmbito da UNFCCC. As autoridades nacionais definiram que haverá uma discussão mais aprofundada sobre as Contribuições Intencionais Nacionalmente Determinadas (INDs, na sigla em inglês), será realizada na Cúpula , marcada para acontecer em Paris.
O futuro acordo prevê o “Chamamento de Lima para a Ação Climática” ( tradução livre). O documento determina que os países membros da Convenção descrevam de forma clara os objetivos propostos a nível doméstico e como eles contribuem para manter o aquecimento global abaixo de 2ºC.
O Subsecretário- geral de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho , considerou o texto final da COP 20 superior às versões anteriores apresentadas no início da negociação .“ A ideia é criar um regime mais robusto”, ressaltou. “Os resultados mostram que todo tempo é indispensável para as negociações de 2015. Não se pode perder um minuto”.