05/12/2014
Melhoria da Estrutura e Diálogo permanente foram itens da pauta de reinvindicações dos Comitês Mineiros em Reunião na ALMG
GERAL
A situação dos comitês de bacias hidrográficas ( CBHs) do Estado foi discutido em debate da Comissão Extraordinária das Águas ( ALMG) realizada nesta última quinta-feira (4/12/14). Participantes da reunião ressaltaram a estrutura precária e a dificuldade para acesso a recursos. A Reunião é a última de uma série realizada com objetivo de embasar um relatório sobre a situação dos recursos hídricos em MG.
O representante do CBH Araguari e membro do CBH Paranaíba, Gustavo Bernardino Malaco da Silva, ressaltou que a crise hídrica atual decorre do manejo inadequado do solo, do desmatamento e do consumo de água. Malaco salientou a importância de uma política de segurança hídrica estadual e pontuou a necessidade do aumento nos recursos e também a ampliação do número de técnicos.
O Diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacias do Igam, Breno Esteves Lasmar, disse que o órgão trabalha com um plano estadual e planos para os comitês de bacias. Lasmar pontou que dos 36 comitês no Estado,27 já contam com planos e ainda ressaltou que o Igam analisou a pauta dos comitês e as diretrizes definidas no plano. “ Constatamos que a atuação dos comitês, em alguns casos, estava em linha oposta ao que foi definido nos planos. Isso fez com que esforços fossem realizados, mas com poucos resultado”, explicou.
Acesse a matéria completa no link: