Loading...

COMUNICAÇÃO

Comitês Goianos concluem eleição das diretorias

08/09/2014

Comitês Goianos concluem eleição das diretorias

Goiás avança no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Os Comitês Goianos finalizaram, no dia 28 de agosto, a eleição paras as suas respectivas diretorias, concluindo uma etapa decisiva para o fortalecimento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos-SINGREH. No Comitê do Rio dos Bois foi eleito Presidente, no dia 21 de agosto, Reginaldo Passos (COMIGO); 1º Vice Presidente, Vinícius Cruvinel  Pereira( Prefeitura de Rio Verde) e para 2º Vice Presidente, Rodrigo  Gomes Bastos  (Associação do Produtor de Matéria Prima para Indústria de Bioenergia de Goiás-APMP) e para Secretário Executivo, Pedro Santos Leão (Associação dos Engenheiro Agrônomos de Goiás-AEAGO).

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Corumbá, Veríssimo e Porção Goiana do Rio São Marcos concluiu o processo no dia 26 de agosto, foi eleito presidente, Wilson Azevedo Filho (Usuário do setor Turismo);1ºVice Presidente, Adão Iris da Silva ( Secretário de Meio Ambiente de Ipameri); 2º Vice Presidente,  José Moreira da Costa (Anglo América Fosfato);Secretário Executivo,Ivan Bispo ( Sociedade Civil).

No Comitê dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba,  a diretoria foi eleita no dia 28 de agosto, a presidente é Vilma Ribeiro Magalhaes Feitosa( Secretária de Meio Ambiente de Jataí);1ª Vice Presidente- Hornella Crysthine Urzedo Duarte ( Secretária de Meio Ambiente de Caçu); 2º Vice Presidente- Levi Carlos da Silva (Energética Serranópolis LTDA) e como Secretária Executiva, Patrícia Ferrreira Ferrarim (Foz do Rio Claro Energia S. A).  

 Comitês x Lei das Águas

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos-SNGREH e existem no Brasil desde  1988. A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

O Comitê é formado por três segmentos, de acordo com o que determinas a Lei das Águas nº9433/97, são eles: Os Usuários de recursos hídricos, que são as empresas públicas e privadas, ou mesmo pessoa físicas, que usam a água em atividades diversas. Ex: empresas públicas de abastecimento de água e saneamento, as indústrias, as empresas de geração de energia elétrica e mineradoras. O poder público, que é o estado e as prefeituras dos municípios e também as comunidades organizadas, que são as associações, as Organizações não Governamentais-ONGs, que atuam na bacia desenvolvendo atividades relacionadas à proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos.

 

 

...

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques