Loading...

COMUNICAÇÃO

Chapadão do Sul poderá receber Selo “Árvore do Bem”

14/08/2014

Chapadão do Sul poderá receber  Selo “Árvore do Bem”

Município da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Chapadão do Sul, conta aproximadamente com 21 mil árvores no perímetro urbano, totalizando uma árvore por habitante.

O Senado vai deliberar sobre O Projeto Lei nº52/2013,destinado a instituir o selo “Árvore do Bem”, a ser conferido pelo governo federal aos municípios que tenham em área urbana, no mínimo, uma árvore por habitante. Deverão ser plantadas preferencialmente espécies nativas, em vias, praças e demais logradouros públicos, excluindo-se as localizadas em áreas privadas, nos parques e nas demais unidades de conservação situadas na área urbana. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), por meio de um levantamento, conseguiu o número  aproximado da quantidade de árvores do município, o que totaliza 21 mil árvores plantadas em todo o perímetro urbano, uma unidade por habitante.

Segundo dados do IBGE de 2011, a cidade possui 20261 habitantes, assim atende os requisitos do projeto, ou seja, possui em área urbana, uma árvore por habitante, está apta para receber o selo “Árvore do Bem”. Após a aprovação do projeto, a contagem de árvores em cada município será realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Tramitação Atual do Projeto

O Projeto Lei nº 52/2013 foi apresentado na Câmara dos Deputados e determina que os municípios contemplados com o selo terão prioridades de recursos da União destinados a programas especiais nas áreas de saneamento, infraestrutura, habitação, saúde, educação e transporte.

A população municipal que será considerada para os  fins desse selo “ Árvore do Bem”, deverá estar em conformidade com a contagem mais recente da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto se encontra na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle -CMA, onde aguarda  a apresentação de emendas. Na próxima etapa, ele seguirá para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

 

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques