Loading...

COMUNICAÇÃO

Comitê do Paranaíba participa de Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas Interestaduais

11/04/2024

Comitê do Paranaíba participa de Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas Interestaduais

Brasília-DF, 08/04/24 – Nos dias 08 e 09 de abril, Brasília recebeu o "Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas Interestaduais". Este evento, articulado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que reúne os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o país, é um marco na busca por soluções integradas e eficazes para os desafios enfrentados na gestão dos recursos hídricos em âmbito nacional. O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), João Ricardo Raiser, foi um dos participantes do evento. 

O encontro proporciona um espaço para a troca de experiências e boas práticas entre os diferentes Comitês de Bacias Hidrográficas, promovendo o aprendizado mútuo e fortalecendo a colaboração entre as diversas regiões do país. É uma oportunidade única para consolidar parcerias e alinhar estratégias para a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos.

Durante sua apresentação, no primeiro dia do evento, o Coordenador de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da ANA, Thiago Gil Barreto Barros, utilizou o CBH Paranaíba como exemplo falar sobre a cobrança pelo uso de recursos hídricos. 

O encontro também abordou questões fundamentais, como a necessidade de definir novos arranjos institucionais para o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e a adaptação dos Comitês à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Também foi apresentado um estudo sobre a integração de CBHs interestaduais, ressaltando a importância da cooperação entre estados. Foram também delineadas diretrizes para a capacitação dos membros dos CBHs, visando fortalecer alguns fundamentos da gestão hídrica. Além disso, foi abordada a elaboração e revisão de planos integrados de recursos hídricos, evidenciando a necessidade de uma abordagem participativa e integrada para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos.

O evento foi finalizado com uma apresentação dos Comitês Interestaduais, onde foi abordado o estágio atual da gestão e os principais desafios. O CBH Paranaíba apresentou os principais investimentos e ações desenvolvidas pelo comitê na bacia, em parceria e articulação com os seus 9 CBH Afluentes, destacando a evolução da aplicação dos recursos e as obras já entregues.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques