Loading...

COMUNICAÇÃO

Obra entregue pelo CBH Paranaíba beneficiará 30 mil pessoas em Coromandel

01/12/2023

Obra entregue pelo CBH Paranaíba beneficiará 30 mil pessoas em Coromandel

Autoridades locais, representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba (CBH PN3) e da Abha Gestão de Águas participaram da solenidade de entrega da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Coromandel, no Triângulo Mineiro, realizada no dia 28 de novembro. Ao todo foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões na concretização da obra, de recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e R$ 1 milhão de contrapartida da Prefeitura. “Nós dependemos da água, mas a água também depende de bons investimentos, como o que fizemos aqui, que é motivo de muito orgulho”, ressaltou o Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser.

A ampliação da ETE de Coromandel foi financiada com recursos obtidos pela cobrança do uso de água na calha principal do Rio Paranaíba. A cobrança é a remuneração pelo uso de um bem público, paga anualmente por produtores rurais, indústrias, empresas de abastecimento público e outros usuários que captam água ou lançam efluentes diretamente nos cursos d’água. “O evento representa não só a entrega de uma obra, mas também fortalece o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, do CBH e ABHA, que não mediram esforções para este resultado”, destacou Thiago Nascimento, Diretor Presidente da ABHA.  

A Superintendente Adjunta de Apoio ao Singreh da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), Renata Maranhão, também elogiou a iniciativa. “Esta obra é exemplar, pois foi executada com eficiência e vai gerar resultados que melhoram a qualidade de vida não apenas de Coromandel, mas de todas as pessoas que moram na bacia do Rio Paranaíba”.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques