Loading...

COMUNICAÇÃO

Projeto Guardiões da Natureza

24/07/2014

Projeto Guardiões da Natureza

O Comando Ambiental da Policia Militar de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Aruanã, deu inicio este ano ao projeto Guardiões da Natureza que envolve crianças de até 12 anos no conhecimento do uso consciente dos recursos naturais. Uso consciente é o principio que norteia o conceito de conservação. Essa primeira turma teve formação no último dia 18 de julho na praça da cidade, num evento aberto para que enfatizemos o efeito multiplicador que se deseja.

O curso conta com 32 crianças moradoras do município, as quais recebem o Uniforme e se comprometem a assistir duas semanas de aulas práticas do uso consciente dos recursos naturais, bem como dos descartes humanos. Além disto, é aplicado ensino de atuações diárias de como lidar com equipamentos que são comuns à vida ribeirinha, tais como fixação de motor de popa na embarcação, colocar e retirar um barco na água, fazer sabão com restos de óleo de cozinha, destinação de recicláveis, pesca de subsistência e profissional, entre outros mas sempre com observação das normas vigentes.

Trabalhar com crianças tem sido uma maneira eficiente de preparar adultos cooperativos e envolvidos com causas sociais que modificam realidades futuras. A educação trabalha com esta expectativa. Por isto de um projeto ambiental que, mesmo com um foco no futuro, alcança resultado hoje ao envolver crianças num processo educativo multiplicador. A criança formada leva para casa uma nova consciência que não deixa de influenciar as demais pessoas de seu convívio. Em particular, as de sua casa.

Trabalhar conservação traz embutido um conceito ideológico. O Comando ambiental está, com isto, levando em conta a realidade destas crianças. Não as isolamos do mundo e a preparamos para compartilhar, com as gerações futuras, os ricos recursos ambientais disponíveis hoje. Ao contrário dos preservacionistas, que romantizam a natureza, os conservacionistas colocam o homem como integrante do meio e que com ele precisa interagir. Esta ideia permeia uma percepção de que, ao lidar com a natureza não o fazemos apenas com o aspecto material da existência mas, para além disto, a realidade histórico natural que permite a vida. Sendo a natureza uma possibilitadora de vida, devemos compartilhar com gerações futuras estas condições para que haja continuidade da nossa e de outras espécies.

Entendemos que a ideia de proibição pura e simples opõe homem e natureza, fazendo de um o vilão do outro. Não há vilão nesta história. O homem também integra o sistema e, como parte integrante, precisa ser conscientizado de sua responsabilidade. A conservação faz de cada pessoa um usuário mas também um cuidador ou preservador dos recursos naturais. Assim, abandonará praticas destrutivas para empregar apenas aquelas que não destroem.

“Desde que assumi o comando do Policiamento ambiental, venho tentando implantar esta idéia e buscar parcerias que promova o comportamento conservacionista. Temos conseguido boas parcerias com órgãos do porte do Ibama, no governo federal, Semarh no governo Estadual e prefeituras diversas, além de instituições privadas. Queremos imprimir uma conduta nas pessoas. Isolar o homem do meio ambiente não é uma possibilidade. Mas é possível termos um uso consciente dos recursos. Está aí o centro de nossa atuação no Ambiental, agora coroado com o projeto Guardiões da Natureza que representa uma ação prática na Educação Ambiental”, define o Coronel Avelar Lopes de Viveiros, comandante do Policiamento Ambiental de Goiás.

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques