Loading...

COMUNICAÇÃO

Presidente do CBH Paranaíba e equipe técnica da Abha Gestão de Águas visitam obras em Coromandel-MG e Tupaciguara-MG

04/08/2023

Presidente do CBH Paranaíba e equipe técnica da Abha Gestão de Águas visitam obras em Coromandel-MG e Tupaciguara-MG

 

Com o objetivo de acompanhar o andamento das obras que estão sendo realizadas a partir dos recursos da cobrança pelo uso de água, no dia 02 de agosto, Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, equipe técnica da Abha Gestão de Águas, representantes dos municípios e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico visitaram as cidades de Coromandel e Tupaciguara, ambas no Triângulo Mineiro.

Na cidade de Coromandel então sendo construídos um filtro biológico percolador, um decantador secundário, uma elevatória de recirculação e interligações e emissário.

A Estação de Tratamento de Esgoto da cidade de Coromandel-MG, é composta atualmente por tratamento preliminar e um reator UASB, com eficiência de 77% de remoção da matéria orgânica. Com os investimentos realizados pelo CBH Paranaíba, por meio da Abha Gestão de Águas, está sendo construído sistema complementar de tratamento, que garante a melhoria do efluente final da estação a ser lançado no Córrego Coromandel.

O Filtro Biológico Percolador e o Decantador Secundário juntamente com o reator UASB constituirão um sistema de depuração de esgoto capaz de produzir um efluente tratado em condições de ser lançado no corpo receptor, garantindo uma eficiência total do sistema de tratamento de 93,12%. Já a Elevatória de Recirculação tem a função de garantir a contínua aspersão do efluente sobre o meio suporte do filtro biológico nas horas do dia em que o porte de esgotos à ETE for insuficiente para tal.

O valor total investido é de R$ 2.836.286,07 e as obras estão na etapa final.

No município de Tupaciguara estão sendo construídos interceptores de esgoto para o sistema de esgotamento sanitário. Essa obra vai canalizar e transportar o esgoto bruto da cidade e será fundamental para as próximas etapas, como a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto, a ser executada pelo Município. O valor do investimento é de R$ 5.567.629,20 e também está em fase final de execução.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques