Loading...

COMUNICAÇÃO

Câmara de Planejamento Institucional do Comitê do Rio Paranaíba elege nova coordenação

09/09/2022

Câmara de Planejamento Institucional do Comitê do Rio Paranaíba elege nova coordenação

 

Foi eleita a nova Coordenação da Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba). A eleição ocorreu durante a 66ª Reunião, realizada em Uberlândia-MG, nos dias 1º e 02 de setembro.

Foram eleitos Leonardo Sampaio Costa, representante do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), e Wilson Akira Shimizu, representante da Universidade Federal de Uberlândia-MG (UFU), para os cargos de Coordenador e Coordenador Adjunto, respectivamente. A nova Coordenação se comprometeu com a celeridade dos trabalhos da Câmara, com a representatividade e o espaço para que todos os setores representados no Comitê contribuam de maneira ativa nas discussões. De acordo com o Regimento Interno da CTPI, o mandato da Coordenação é de dois anos. 

Seguindo a reunião, a equipe técnica da Abha Gestão de Águas apresentou as bases para a elaboração das diretrizes para a priorização de projetos de demanda induzida. Foram apresentadas duas formas de priorização: por municípios prioritários para investimentos, categorizados de acordo com o nível de criticidade; e por projetos de demanda induzida, levando em consideração indicadores para conservação ambiental e uso sustentável de recursos hídricos. A priorização proposta utiliza dados atuais fornecidos por órgãos oficiais e já vem sendo utilizada para os projetos em andamento no CBH Paranaíba. No entanto, as diretrizes para priorização serão aprimoradas pela CTPI e deliberadas pelo Plenário do Comitê.

A equipe técnica da Abha Gestão de Águas também apresentou a proposta do Plano de Execução Orçamentária Anual (POA) para 2023. Os membros analisarão a proposta e será agendada uma nova reunião para tratar exclusivamente sobre o tema, nos dias 05 e 06 de setembro.

Finalizando a 66ª Reunião, a CTPI optou por extinguir o Grupo de Trabalho de Boas Práticas, e sugerir à Diretoria que incorpore suas atribuições ao Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica, por entender que os dois grupos são equivalentes. A Câmara também irá propor que estenda o prazo para composição do Grupo em 10 dias.

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques