Loading...

COMUNICAÇÃO

Novos membros do Comitê do Rio Paranaíba tomam posse

29/06/2022

Novos membros do Comitê do Rio Paranaíba tomam posse

 

Fechando a agenda de eventos da semana, na sexta-feira, 25 de junho, foi realizada a Assembleia de Posse da gestão 2022-2026 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba). O evento foi realizado na sede do Praia Clube, em Uberlândia/MG, e contou com a presença de autoridades do setor hídrico, como o Superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Marco José Melo Neves e o Diretor de Gestão e Apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Thiago Figueiredo Santana na composição da mesa.

Na abertura do evento, o Superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Humberto Cardoso Gonçalves, que não pode estar presencialmente no evento, fez questão de marcar sua participação de forma remota, e através de chamada de vídeo pôde parabenizar o trabalho do Comitê e os avanços conquistados pela última gestão.

Em sequência, o ainda na atribuição de Presidente do CBH Paranaíba, Breno Lasmar, apresentou aos novos membros e convidados um histórico das atividades do Comitê durante a gestão 2018-2022 (Esse material em breve estará disponível para consulta em cbhparanaiba.org.br/comunicacao/publicações).

Chegada a hora da posse, cada um dos representantes, indicados pelas entidades eleitas, titulares e suplentes, foram chamados junto à mesa, onde receberam das mãos do presidente do Comitê seu Termo de Posse, além de um kit de boas-vindas preparado para recebê-los.

Com a posse dos novos membros, após o processo eleitoral que aconteceu ao longo do primeiro semestre, o CBH Paranaíba teve renovação de 34% de instituições e 44% dos representantes, um cenário que favorece a mudanças e evoluções buscando cada vez mais excelência na gestão das águas da bacia do Rio Paranaíba.

A comissão eleitoral do CBH Paranaíba, ocupou a mesa e deu início a apresentação dos candidatos à Diretoria Gestão 2022-2024. Com a inscrição de apenas uma chapa, nomeada “Integração para a Gestão das Águas” composta pelos membros do CBH Paranaíba: João Ricardo Raiser, no cargo de Presidente, representante do segmento Poder Público do estado de Goiás; Fábio Bakker Isaías, no cargo de Vice-Presidente do segmento Usuários do Distrito Federal; Flávia Stela Gonçalves Vieira, no cargo de Secretária, representando a Sociedade Civil do estado de Goiás; e Deivid Lucas de Oliveira, no cargo de Secretário Adjunto, segmento Usuários, estado de Minas Gerais.

Com 83% dos votos favoráveis, os candidatos foram eleitos e empossados.

 

27ª Reunião Ordinária

Na sequência, o novo presidente eleito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, João Ricardo Raiser, deu início a, já convocada, 27ª Reunião Ordinária.

Com uma pauta sucinta, a primeira reunião do novo mandato discutiu e deliberou sobre a nova composição da Câmara Técnica de Planejamento Institucional, que, conforme o parágrafo 3º do Art. 34 do Regimento Interno do CBH Paranaíba, estabelece que o mandato dos membros das Câmaras Técnicas são coincidente ao mandato dos membros do Comitê.

A nova composição da CTPI fica então formada pelos representantes nomeados das entidades: Adasa, Igam, Imasul, Semag/GO, Prefeitura de Araporã, Saneago, Fieg, Faeg, Cemig, Amat, Caramuru, UFU, Abes/MG, Fonasc e Mover.

Houve também a renovação da composição do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão no âmbito do CBH Paranaíba. A equipe, composta por três membros, tem como atribuição acompanhar e avaliar os resultados alcançados pela Entidade Delegatária (Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas - Abha Gestão de Águas) na perspectiva de sua eficácia, de sua eficiência e de sua efetividade; realizando pareceres periódicos para comunicação com a diretoria.

As vagas foram ocupadas pelas instituições: Prefeitura Municipal de Catalão, PUC Goiás e AUA como titulares e Prefeitura Municipal de Araxá, o Instituto Oca do Sol e a UHE São Simão na suplência.

Com o fim da reunião, encerrou-se a agenda de eventos do primeiro semestre do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques