Loading...

COMUNICAÇÃO

Última reunião plenária da gestão 2018-2022 é marcada pelo lançamento do Sistema de Informações de Recursos Hídricos

29/06/2022

Última reunião plenária da gestão 2018-2022 é marcada pelo lançamento do Sistema de Informações de Recursos Hídricos

 

A 30ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), realizada em Uberlândia, presencialmente no dia 23 de julho, foi palco para o lançamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba.

Para apresentar o Sistema de Informações, o evento recebeu o Especialista em Geoprocessamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Paulo Marcos Coutinho dos Santos, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

A apresentação do Sistema de Informações registra um marco no trabalho do Comitê. A ferramenta desenvolvida pela ANA reúne em um ambiente virtual, hospedado no sistema nacional, com customizações próprias, disponibiliza informações nos mais amplos aspectos sobre a Bacia do Rio Paranaíba de forma integrada e com acesso facilitado.

Com interface simples e interativa é possível realizar a troca, alteração e sobreposição das camadas dos dados, permitindo que o usuário visualize e modifique as informações de no mapa interativo de acordo com o recorte espacial do seu interesse. (clique aqui e acesse o SIRH)

Outras apresentações de ações que favorecem a melhoria contínua na gestão dos recursos hídricos da bacia também estiveram em pauta na reunião. A plenária homologou a deliberação que aprova o repasse e as transferências de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água de domínio da união na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba pela Abha Gestão de Águas mediante celebração de contratos com entidades da administração pública ou entidades privadas com fins não econômicos, de acordo com as diretrizes aprovadas no Plano de Recursos Hídricos do Paranaíba, Plano de Aplicação Plurianual (PAP) e Plano Orçamentário Anual (POA).

A aprovação da utilização do mecanismo indica um grande avanço na execução de projetos e ações voltados à melhoria da quantidade e qualidade dos recursos hídricos da bacia do Rio Paranaíba, garantindo que as ações planejadas e detalhadas pela entidade delegatária Abha Gestão de Águas tenho maior efetividade.

Na sequência, foi discutida e aprovada a deliberação que institui o Grupo de Trabalho para propor diretrizes para a segurança hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (GT Segurança Hídrica). O Grupo de Trabalho será composto por até 12 membros e tem como objetivos propor ações visando a cooperação mútua em caráter preventivo e em situações de emergência na escassez de água para os diversos segmentos, quanto ao uso racional da água; solicitar aos órgãos gestores as medidas tomadas para a garantia de segurança hídrica na Bacia; propor ações para promoção da Segurança Hídrica na Bacia; propor ações para promoção da Segurança Hídrica na Bacia; além de propor e promover adequação dos parâmetros para os instrumentos de gestão de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba

Além das deliberações, o presidente do Comitê, Breno Lasmar, apresentou o Relatório Anual de Atividades do CBH Paranaíba, exercício 2021. O material contém um compilado de todas as ações realizadas ou que tiveram a participação de membros do Comitê ao longo do ano de 2021, trazendo análises quantitativas e qualitativas do trabalho e evolução das questões técnico, administrativa e políticas desenvolvidas.

 

 

Entidade delegatária entrega relatórios anuais

A Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas – Abha Gestão de Águas apresentou, durante a 30ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba, os Relatórios de Execução do Plano Orçamentário Anual (POA 2021); relatório Anual de Prestação de Contas, exercício 2021 e o relatório de Avaliação do Contrato de Gestão nº 035/2020.

Para acessar os documentos, clique aqui!

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques