Loading...

COMUNICAÇÃO

Comitê do Rio Paranaíba promove o 3º Seminário de Integração

29/06/2022

Comitê do Rio Paranaíba promove o 3º Seminário de Integração

 

Exercendo o seu papel enquanto comitê de integração, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), realizou, no dia 23 de junho, o 3º Seminário de Integração, evento que reuniu representantes dos dez comitês instalados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e contou com a presença de representantes dos órgãos gestores.

O seminário, que tem o objetivo de alinhar o trabalho dos comitês de bacias, criou um cenário favorável para trocas de experiências e aprendizados entre os presentes, por meio de uma dinâmica de apresentação mediada pelo secretário adjunto da gestão 2018-2022 do CBH Paranaíba, Cláudio Barbosa.

Na abertura do evento o secretário do CBH Paranaíba na gestão 2018-2022, Fábio Bakker, recebeu os convidados no Praia Clube, em Uberlândia/MG, destacando o principal motivo de estarem reunidos - o objetivo comum de realizar a gestão das águas do Paranaíba.

“Ainda que cada comitê de bacia seja independente e possua suas particularidades, sejam elas físicas, regionais, culturais e de gestão, é sempre importante lembrar que a água não tem fronteiras e é um bem comum que deve ser cuidado por todos”, reforçou.

Na programação do 3º Seminário de Integração, oito comitês instalados na Bacia estiveram presentes e tiveram a oportunidade de apresentar sua estrutura, o momento em que se encontram, suas necessidades e particularidades. Este alinhamento e troca de informações foi essencial, permitindo a todos conhecer a realidade atual de cada comitê e, assim, propor soluções conjuntas que venham ao encontro das necessidades de cada um.

Em um segundo momento, na atividade proposta pelo mediador, os presentes se dividiram em grupos, a fim de elaborarem planos e meta de ação para um horizonte de oito anos (2022-2030), que possam ser estabelecidos visando à melhoria contínua na gestão dos recursos hídricos de toda a bacia, criando cada vez mais pontos de apoio e conexão entre os comitês presentes na Bacia.

Ao final do exercício, o trabalho de integração ficou ainda mais clara e abrangente, com propostas que vão compor um material de apoio e direcionamento para as atividades dos comitês nos próximos oito anos. O desdobramento do seminário será acompanhado pela Câmara Técnica de Integração.

Nos próximos dias, você poderá acompanhar em nossos meios de comunicação, depoimentos de alguns participantes do seminário.

 

 

CBH Paranaíba tem uma canção para chamar de sua

De autoria do professor e cantor Cláudio Costa Barbosa, membro do CBH Paranaíba, a canção foi apresentada na abertura do 3º Seminário de Integração.

Você pode conferir a letra completa abaixo:

 

Rio Paranaíba

 

Rio de magia, transborda alegria, é pura magia

É da nossa gente, nasce em Minas Gerais

Viaja em Brasília, Mato Grosso do Sul e Goiás

Paranaíba eu sou, todos em um

Rio do coração, nosso sonho comum

Ele nos encanta, ali o sol se deita

Sua água corre em harmonia perfeita

Sobre a sua água, vemos e damos valor

Água que nos recebe de braços abertos e amor.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques