Loading...

COMUNICAÇÃO

Uberlândia sedia plenárias setoriais de Minas Gerais do Comitê do Rio Paranaíba

11/04/2022

Uberlândia sedia plenárias setoriais de Minas Gerais do Comitê do Rio Paranaíba

Em reunião nesta sexta-feira, 08 de abril, na unidade Sesi Gravatas, em Uberlândia (MG), foram realizadas as plenárias setoriais, para eleger os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), para a Gestão 2022-2026, de Minas Gerais. A plenária foi conduzida pela comissão eleitoral.

 

As plenárias setoriais são realizadas em todas unidades da federação que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e a escolha dos membros para compor o Comitê é feita por meio de votação aberta entre os inscritos habilitados e credenciados para participar do processo eleitoral.

 

Na plenária de usuários de recursos hídricos, nas vagas destinadas ao setor de indústria e mineração, os participantes definiram, por consenso, pela indicação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) para titular e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Minas Gerais para suplente.

 

Nas vagas destinadas ao abastecimento público urbano, os participantes definiram em consenso pela indicação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), como titular, e do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Monte Carmelo (Dmae Monte Carmelo) para a vaga de suplente.

 

Na plenária da irrigação e uso agropecuário, a eleição se deu por votação, sendo escolhida a Associação dos Usuários das Águas da região de Monte Carmelo (AUA) como 1º titular e a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor) como 2º titular.

 

Como suplente do 1º titular, os participantes indicaram o Sindicato dos Empregados Trabalhadores Assalariados Rurais e Agricultores Familiares da Agricultura, Pecuária e similares de Patrocínio e Região, e, como suplente do 2º titular, a Associação dos Produtores Rurais da região do Mundo Novo.

 

Na plenária de Usos Não Consultivos, nas vagas destinadas à Pesca, Turismo e Lazer, foi definido por consenso o  titular com a instituição Bora Remá, sendo o suplente o Praia Clube Uberlândia.

Na plenária do poder público municipal e usuários de recursos hídricos, os membros escolheram como 1º titular, o Consórcio Intermunicipal da Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Consórcio Rides), 2º titular, a Prefeitura de Araxá, e 3º titular a Prefeitura de Araporã.

 

Na 1ª suplência, a Prefeitura de Patrocínio, a Prefeitura de Araguari como suplente do 2º titular e a Prefeitura de Uberlândia como suplente do 3º titular.

 

Na plenária da sociedade civil, nas vagas destinadas às Organizações Não Governamentais (ONGs), os participantes escolheram como 1º titular o Movimento Verde Paracatu (Mover), como 2º titular a Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá) e 3º titular o Consórcio Cerrado das Águas.

 

Para suplente do 1º titular, foi escolhida a Organização de Desenvolvimento Sustentável (ODS), suplente do 2º titular, a Ambiente e Educação Interativa (Amedi); e suplente do 3º titular, a Associação Cerrado Vivo para a Conservação da Biodiversidade (Cervivo).

 

Na escolha dos representantes das Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa, a escolha se deu por votação, sendo escolhida como 1º titular o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e como 2º titular a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Para a suplência do 1º titular, a Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG); e para a suplência do 2º titular, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes/MG).

 

Na próxima terça-feira, dia 12, será a vez da Plenária Setorial de Goiás, em Goiânia. A plenária será realizada na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Rua Oitenta e Sete, nº 708, Setor Sul.

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques