Loading...

COMUNICAÇÃO

22 de maio: Dia da Biodiversidade

22/05/2014

22 de maio: Dia da Biodiversidade

O dia 22 de maio é marcado como o “Dia da Biodiversidade”, conforme a Organizações das Nações Unidas-ONU. O objetivo da data é aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da proteção ambiental em todo o mundo.

A biodiversidade é definida como a variedade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistemas, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida.

A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, já a bacia do rio Paranaíba está inserida na região de ocorrências dos biomas cerrado e Mata Atlântica.

O cerrado possui 22,4 de sua cobertura original, enquanto a Mata Atlântica apenas 14,4%. Os remanescentes de Mata Atlântica, estão localizados nas proximidades do rio Paranaíba, principalmente nas UGHs Corumbá, São Marcos e Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba. Já os remanescentes de cerrado estão mais concentrados nas UGHs Claro, Verde, Correntes e Aporé e  Corumbá havendo áreas significativas também nas UGHs são Marcos e Rio Araguari.

 O cerrado se constitui no segundo maior bioma brasileiro, ocupando uma área de aproximadamente 21% do território nacional. Este bioma é considerado a savana mais rica em biodiversidade de todo o mundo, maior até do que as típicas savanas africanas. Possui cerca de 10.000 espécies de plantas, sendo que destas 4.400 são endêmicas, ou seja, só existem nestes locais, além da fauna ser bem diversa, com destaque para as aves e os animais de grande porte.

A Mata Atlântica é formada por uma área equivalente a 1.315.460km² no Brasil e estende-se originalmente ao longo de 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paranaíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques