Loading...

COMUNICAÇÃO

Bacia do Paranaíba apresenta chuvas e reservatórios abaixo da média

18/12/2020

Bacia do Paranaíba apresenta chuvas e reservatórios abaixo da média

Na manhã desta quinta-feira (17), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou a 10ª Reunião da Sala de Acompanhamento da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba. A Sala de Acompanhamento é uma iniciativa da ANA que reúne mensalmente os membros do CBH Paranaíba, representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), equipe técnica da ABHA Gestão de Águas e demais interessados na temática.

A Sala de Acompanhamento é realizada desde março deste ano e oferece informações atualizadas e de grande relevância sobre os reservatórios da bacia, geração de energia elétrica, análise e previsão do tempo.

O representante da ANA, Joaquim Gondim, Superintendente de Operações e Eventos Críticos, abriu a reunião com uma novidade que propiciará que mais pessoas tenham acesso às informações divulgadas na Sala de Acompanhamento. A partir de agora, todas as reuniões serão transmitidas pelo canal do YouTube da Agência Nacional de Águas e Saneamento.

A primeira apresentação da reunião foi do Coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Enrique Seluchi, que em sua fala destacou as chuvas abaixo da média nos últimos 30 dias e informou os participantes sobre a previsão para as próximas semanas. “Na próxima semana teremos aproximadamente 37mm de chuva, o que está abaixo da média histórica. A partir da última semana do ano, a tendência são chuvas acima da média”, informou Seluchi. Mesmo com chuvas acima da média na última semana de dezembro, Seluchi deixou claro que essas chuvas não serão suficientes para compensar o déficit do mês.

A justificativa para a ausência de chuvas, ainda segundo Seluchi, é o aumento da temperatura no Oceano Atlântico, próximo ao Caribe, que está puxando a umidade para esta região, resultando na redução da umidade no sul do Brasil.

Antes de iniciar a segunda apresentação da manhã, Paulo Diniz de Oliveira, da Gerência de Recursos Hídricos e Meteorologia da ONS, destacou a relevância da bacia do Paranaíba para a geração de energia elétrica para todo o país, já que a bacia representa 38,5% da energia armazenada do sistema sudeste/centro-oeste. Diniz ressaltou o momento delicado em função dos níveis dos reservatórios da bacia, uma vez que tivemos o outubro mais seco nos últimos 90 anos – quando começaram as medições. Não obstante, tivemos também o segundo pior novembro desde o início das medições.

A reunião desta quinta-feira já está disponível na íntegra no canal do YouTube da ANA, clique aqui para assistir. As reuniões são abertas a toda a comunidade e a próxima reunião já está agendada para o dia 21 de janeiro.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques