Loading...

COMUNICAÇÃO

DRZ Consultoria irá elaborar os PMSBs de 14 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

14/05/2014

DRZ Consultoria irá  elaborar os PMSBs de 14 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari assinou no último dia 8, o contrato para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico-PMSBs, de 14 municípios que compõem a bacia, o evento aconteceu durante a 5ª Assembleia Geral Extraordinária em Araguari, com a participação dos prefeitos dos respectivos municípios. O contrato firmado  por meio da Associação Mutissetorial dos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari( ABHA), agência de bacia do Comitê, e a empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, utiliza-se dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

Os municípios nos quais serão elaborados os PMSBs  pela DRZ Consultoria são: Araguari; Araxá; Campos Altos; Ibiá; Indianópolis; Iraí de Minas; Nova Ponte; Perdinópolis; Perdizes; Pratinha; Rio Paranaíba; Tapira; Tupaciguara e Serra do Salitre. Fundada em 1987, a DRZ Geotecnologia e Consultoria já concluiu quatro PMSBs, nos municípios de Sarandi, Terra Rica, Ibiporã e Londrina e está em andamento o PMSB de Paranaguá e o Plano Diretor de Água e Esgoto de Amparo (SP).

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (CREA-MG), representado por Gilson Queiroz, destacou as ações para a implementação dos PMSBs nos municípios e ainda, quais serão  as diretrizes para os PMSBs. “Os principais desafios reside em desenvolver e disponibilizar tecnologias capazes de assegurar a sustentabilidade dos sistemas locais de saneamento, especialmente nos municípios menores e nas localidades rurais”, afirmou.

A Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas-Igam, Marília Carvalho de Melo, destacou a situação do saneamento básico em Minas Gerais e ressaltou a importância da iniciativa para Gestão dos Recursos Hídricos, também pontuou a implementação do Plano Diretor da Bacia do Rio Araguari como ação estratégica.

O Presidente do CBH Araguari-Antônio Giacomini ressalta que a iniciativa é o primeiro passo para que o Comitê acompanhe e auxilie a empresa durante todo o processo. “O objetivo é que os Planos Municipais de Saneamento Básico contribuam efetivamente para a gestão dos recursos hídricos na região”, disse.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques