Loading...

COMUNICAÇÃO

Confira as principais informações da 7ª Sala de Acompanhamento da bacia do Paranaíba

01/10/2020

Confira as principais informações da 7ª Sala de Acompanhamento da bacia do Paranaíba

Uma vez por mês os membros do CBH Paranaíba têm um encontro marcado na Sala de Acompanhamento da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba. Participam conosco o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e a ABHA Gestão de Águas, que repassam, em primeira mão, as principais informações sobre os níveis dos reservatórios da bacia, detalhes sobre a operação em cada um deles, previsão meteorológica, entre outros temas.

Giovanni Dolif, Coordenador Geral de Monitoramento do CEMADEN, abriu a 7ª reunião da Sala de Situação da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba tratando das chuvas no mês de setembro, que segundo ele ficaram muito abaixo do esperado para o mês - tendo chovido apenas 24% do esperado. As chuvas também estiveram abaixo do esperado nos últimos 12 meses – apenas 83% do total esperado.

Em relação às previsões para o mês de outubro, Dolif informou que uma frente fria avança do sul em direção ao litoral sudeste durante o final de semana e caso ocorram chuvas, será de maneira isolada em alguns pontos da bacia. “O mês de outubro marca a transição do período seco para o período chuvoso. No entanto não há previsão que essas chuvas ocorram na bacia do Paranaíba, o que pode atrasar o período chuvoso neste ano”, informou Dolif.

A representante do ONS, Camila de Azevedo, apresentou a situação dos reservatórios da bacia do rio Paranaíba no dia de hoje. O reservatório de Nova Ponte está com 32,70% de seu volume útil; Corumbá I está com 31,21% de V.U.; Emborcação com 24,77% de V.U.; o reservatório de Itumbiara está com 23,88% de V.U.; e o São Simão está com 34,97% de seu volume útil.

A próxima reunião da Sala de Situação já foi agendada para o dia 29 de outubro e todos os membros do CBH Paranaíba estão convidados.

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques