Loading...

COMUNICAÇÃO

Ex- ministro da Agricultura- Alysson Paulinelli discute água para a agricultura no Enago

28/04/2014

Ex- ministro da Agricultura- Alysson Paulinelli discute água para a agricultura no Enago

 

Durante o Encontro das Águas de Goiás- Enago, realizado de 23 a 25/04, no Centro de Convenções de Goiânia-GO, o ex- ministro da Agricultura- Alysson Paulinelli apresentou um resgate a história do Brasil para destacar a importância da água na produção agropecuária e na irrigação.

As condições climáticas e até as montanhas de Minas Gerais foram ressaltadas como fatores decisivos para que o produto se consolidasse como  base da economia. Em sua trajetória pelo Brasil, o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

O Café foi lembrado por Paulinelli como produto de sucesso nacional e internacional, ele também enfatizou a importância do cultivo no contexto histórico. “ Nós participamos diretamente da Revolução Industrial, fomos responsáveis pelo  processo de produção’’, afirmou. Os avanços foram destacados como parte de ações intensivas de trabalho no Brasil.

A disponibilidade hídrica do Brasil  e a necessidade de ações de preservação foram apresentadas pelo ex- Ministro como ações de planejamento. “ Temos o privilégio de estarmos entre os países com os maiores percentuais de disponibilidade de água doce”, disse. Os potenciais hídricos do país foram associados ao desenvolvimento da agricultura.

O Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh e Presidente do CBH Paranaíba- Bento de Godoy  destacou a importância da participação do  ex-Ministro para a discussão do tema: Água e Sociedade. “ O ex- Ministro por meio de um resgate na história e nas suas experiências pôde nos direcionar para uma reflexão da importância da Gestão dos Recursos Hídricos no fortalecimento da agricultura”, afirmou.

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques