Loading...

COMUNICAÇÃO

CTPI discute projetos para a racionalização da demanda de água no DF

14/02/2018

CTPI discute projetos para a racionalização da demanda de água no DF

No dia 08 de fevereiro foi realizada na cidade de Goiânia-GO, a 43ª Reunião da Câmara Técnica de Planejamento Institucional. Participaram da reunião os membros da CTPI e convidados. 

No primeiro item da pauta para análise e discussão, a Analista Ambiental da ABHA, Pollyana Duarte, apresentou uma proposta de normas para elaboração de projetos e ações para obtenção de financiamento na modalidade não reembolsável, na qual a entidade delegatária viabiliza operacionalmente os projetos aprovados pelo Comitê. No entanto, os membros da CTPI optaram por não encaminhar o tema para a Plenária, já que os representantes da Caesb - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal e da Adasa - Agência Reguladora das Águas do Distrito Federal apresentariam, na sequência, os projetos que deverão ser financiados pelos recursos da cobrança pelo uso da água. 

Alba Evangelista, representante da Adasa, apresentou os 07 projetos que deverão receber investimentos, são eles: Reservação de agua em pequenos reservatórios revestidos; Implantação de poços tubulares profundos em propriedades rurais; Aquisição de hidrômetros; Conservação de água e solo na bacia hidrográfica do Alto Descoberto e Pipiripau; Capacitação, armazenamento, e aproveitamento de águas pluviais em escolas públicas para usos múltiplos da água; Recomposição de vegetação nativa do cerrado por semeadura direta (muvuca de sementes) na bacia do rio Descoberto e; Implantação de saneamento básico em comunidades rurais do DF. 

Conforme a Deliberação nº 81/2017, que aprovou o orçamento de 2018, deverão ser aplicados aproximadamente R$1,5 milhões no Distrito Federal, a serem utilizados em projetos e ações que tenham como objetivo a racionalização da demanda de água na irrigação.

A Analista Ambiental da ABHA, Pollyana Duarte, discorreu sobre o parecer parcial da ABHA acerca dos projetos apresentados pelo DF. De acordo com a Analista, os 04 últimos projetos não estariam em consonância com o item 1.F.1. do orçamento para o ano de 2018. O Coordenador da CTPI, Fernando Costa Faria, adiantou que o Comitê terá que rever as diretrizes do orçamento para atender aos projetos do DF. 

Uma próxima reunião da CTPI foi agendada para o dia 06 de março, também na capital goiana, na qual será discutida uma Minuta de Normas para Apreciação de Projetos, alteração no orçamento de 2018 e um ajuste orçamentário nos projetos apresentados pelos representantes do DF. 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques