Loading...

COMUNICAÇÃO

CTPI aprova nova Câmara Técnica

11/08/2017

CTPI aprova nova Câmara Técnica

Na tarde do dia 09 de agosto, os membros da Câmara Técnica de Planejamento Institucional se reuniram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás para a 40ª Reunião da Câmara.
Um dos dos itens discutidos foi o edital para seleção da Entidade Delegatária que atenderá ao CBH Paranaíba. Atualmente essa função é exercida pela ABHA, com contrato vigente até o segundo semestre de 2018.
No ano de 2013 o CBH Paranaíba instituiu o GT São Marcos, com a função principal analisar e propor estratégias ao conflito pelo uso de recursos hídricos, instalado na região a montante da UHE de Batalha a partir do Marco Regulatório (Resolução 562, de 25 de outubro de 2010).
Ao final de 2016 o CBH Paranaíba realizou uma série de consultas públicas com o objetivo de identificar a prioridade para a concessão de outorgas na bacia do rio São Marcos, essas consultas culminaram na indicação do setor de irrigação como prioritário. Em fevereiro deste ano, a CTPI instituiu novamente o GT São Marcos, com a incubência de propor diretrizes para a regulação de usos na bacia do rio São Marcos.
Na 40ª Reunião da CTPI foi apreciado o Relatório Intermediário do GT São Marcos, no qual foram apresentadas duas possibilidades para equacionar os usos na bacia. A primeira delas seria reduzir a outorga da UHE de Batalha em 5% e repassá-la aos irrigantes e uma proposta oposta, reduzir em 5% a outorga dos irrigantes e repassá-la à Furnas.
Diante das discussões que seguiram, os membros da CTPI optaram por não deliberar quanto ao Relatório Intermediário, pois consideraram que não haviam elementos suficientes que subsidiassem a decisão. Thiago Santana, representante do IGAM, órgão gestor de recursos hídricos de Minas Gerais, considerou que as diretrizes para que se faça cumprir a prioridade para outorga na bacia do rio São marcos não eram claras o suficiente. O coordenador da CTPI, Fernando Costa Faria, solicitou que o GT São Marcos ofereça mais informações para as discussões no âmbito da Câmara Técnica.
No tema seguinte da pauta, o coordenador do GT Integração, Bruno Gonçalves, apresentou aos membros da CTPI uma minuta de deliberação que propõe a criação de uma Câmara Técnica de Integração composta por representantes dos comitês de rios afluentes ao Paranaíba. Em sua justificativa Bruno afirmou que acha válida a decisão do CBH Paranaíba de possuir apenas uma Câmara Técnica, mas que por outro lado, a Integração deve ser um assunto constante dentro do CBH Paranaíba, propiciando um fórum de discussão e um ambiente de participação dos comitês de rios afluentes. Após alguns ajustes na proposta, os membros da CTPI votaram favoráveis à criação da nova Câmara Técnica, que terá como principais atribuições promover e apoiar a articulação e a integração entre os estados da bacia, propor normativas aos comitês estaduais e propor adequações aos Regimentos Internos dos comitês, visando os princípios da integração.
Esta proposta ainda será analisada pelos membros da Plenária do CBH Paranaíba no dia 30 de agosto.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques