Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba finaliza consultas públicas

30/08/2016

CBH Paranaíba finaliza consultas públicas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba realizou ao longo de duas semanas uma série de consultas públicas para ouvir a população das cidades de Paracatu-MG, Cristalina-GO, Catalão-GO e Itumbiara-GO, a respeito do conflito pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio São Marcos.
Em todas as consultas, os representantes do CBH Paranaíba, Bento de Godoy Neto e Deivid de Oliveira, apresentaram o histórico do conflito e também os aspectos geográficos e hidrológicos da região.
Wagner Martins Vilela, Coordenador de Planos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, que também se apresentou em todas as consultas e falou sobre a disponibilidade hídrica, o crescimento da irrigação na bacia, bem como a expansão do setor elétrico.
As partes diretamente relacionadas ao conflito também se posicionaram durante as consultas públicas. Alécio Maróstica, presidente do Sindicato Rural (SR) de Cristalina e diretor técnico da Associação dos Irrigantes de Goiás (Irrigo), se pronunciou durante a consulta pública realizada em Cristalina e defendeu a prioridade para o seu segmento “Energia se produz de várias formas diferente, alimento só se produz plantando”. Danilo Vieira, representante do setor elétrico, defendeu a necessidade de democratizar e equilibrar os diversos usos dos recursos hídricos.
A população pode participar ativamente de duas formas durante as consultas públicas: a primeira delas fazendo uso da palavra e explanando sua opinião em relação ao conflito e, também, por meio de um questionário entregue para todas as pessoas.
Todas as contribuições serão consolidadas pelas mediadoras Luciana Gomes e Carla Wstane, profissionais contratadas pela ABHA, que elaboraram um relatório final que subsidiará a decisão da CTPI - Câmara Técnica de Planejamento Institucional e do Plenário do CBH Paranaíba.
O próximo evento relativo à definição das prioridades para outorga será a Oficina de Trabalho, que será realizada no âmbito da CTPI, no dia 08 de setembro, na cidade de Goiânia.

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques